Xperia Z4 Tablet: aparelho superfino é o destaque da Sony no MWC 2015

3 min de leitura
Imagem de: Xperia Z4 Tablet: aparelho superfino é o destaque da Sony no MWC 2015

Enquanto em 2014 a Sony apostou em uma grande leva de anúncios e lançamentos para chamar a atenção do público, este ano a empresa parece dedicada a investir mais na qualidade do que na quantidade de novos produtos. Prova disso é que, durante o MWC 2015, a companhia decidiu exibir somente um aparelho top de linha — o Xperia Tablet Z4, que luta pelo título de tablet mais fino e potente do mundo.

Embora superficialmente o substituto do Xperia Z2 Tablet pareça semelhante a seu antecessor, uma série de mudanças foi feita pela fabricante. Entre as novidades está um design renovado e a presença de um hardware impressionante, que inclui o processador Snapdragon 810 de 64 bits e um display de 10,1 polegadas com resolução 2K.

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Android Lollipop 5.0
  • Tela: 10,1 polegadas resistente a riscos e com proteção contra impressões digitais
  • Resolução da tela: 2560x1600 pixels
  • Densidade de pixels: 300 ppi
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 810 octa-core 64  bits de 2 GHz
  • GPU: Adreno 430
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: Até 32 GB (expansível em até 128 GB)
  • Câmera traseira: 8,1 megapixels com sensor Exmor RS, zoom digital de 8x, HDR, geomarcação, gravação de vídeos em 1080p
  • Câmera frontal: 5,1 megapixels com lente de 25 mm
  • Bateria: 6.000 mAh (até 17 horas de uso contínuo)
  • Conectividade: aGPS, Bluetooth 4.1, WiFi, GSM GPRS/EDGE, UMTS HSPA, LTE
  • Extras: certificação IP68, tecnologia de tela Sony Triluminos, engine X-Reality Mobile
  • Dimensões: 167 x 254 x 6,1 mm
  • Peso: 389 gramas/393 gramas (WiFi/LTE)

Design e tela

Adotando um visual semelhante ao visto na linha Xperia Z3, o novo tablet da Sony se destaca pela espessura de somente 6,1 milímetros — o que o torna o produto mais fino de sua categoria disponível no mercado. Com isso, o produto se torna um competidor de peso para o iPad Air 2 da Apple, que usa essa como uma de  suas principais características.

O Xperia Z4 Tablet apresenta uma tela com resolução 2K (2560x1600 pixels) que, embora não possua a maior densidade do mercado, se mostra mais do que suficiente para chamar a atenção. Apresentando a última iteração da tecnologia Triluminous, o display é 40% mais claro do que o Xperia Z2 Tablet e promete oferecer uma paleta de cores com vermelhos vivos e verdes e azuis naturais.

Outra novidade do dispositivo é o fato de ele expandir à resistividade à exposição direta à água e à poeira. Contando com a certificação IP68, o aparelho dispensa o uso de tampas de proteção para suas conexão USB, que podem entrar em contato com líquido sem que isso prejudique seu funcionamento.

Acessórios

Em seu lançamento, o novo tablet vai ser acompanhado por diversos acessórios especializados. Entre eles, o destaque é o teclado Bluetooth BKB50, que também serve como uma capa de proteção e apresenta um touchpad dedicado — o que efetivamente transforma o produto em um notebook ultracompacto.

Junto à suíte de aplicativos Microsoft Office (que já vem pré-instalada), a Sony espera que o teclado atraia o público empresarial que foi “deixado de lado” com o fim da linha de laptops VAIO. Outro indício de que a fabricante pretende emular a experiência de um PC é a presença de um launcher no canto esquerdo da interface do Android que promete uma experiência mais familiar a quem está acostumado com o Windows.

A Sony também anunciou o lançamento da capa SRC32, que cobre a tela do tablet quando ele está desligado ou em modo de espera, também servindo como um apoio com duas posições fixas. Para completar, a empresa oferece a caixa de som Bluetooth BSP60, que pode se conectar ao aparelho através da tecnologia One-Touch.

Preço e data de lançamento

A Sony ainda não divulgou a data de lançamento do Xperia Z4 Tablet, tampouco confirmou o preço do novo produto — que deve ficar em torno de US$ 500. No entanto, a companhia deixou claro que o dispositivo deve chegar ao mercado em ao menos duas variações: uma exclusivamente WiFi e outra com conectividade 4G LTE.

Tanto o tablet quanto seus acessórios devem chegar ao mercado em algum momento de junho deste ano. A expectativa é a de que o lançamento do novo dispositivo deve ocorrer de forma simultânea nos principais mercados ocidentais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.