Dispositivos inteligentes capazes de facilitar as tarefas do homem contemporâneo têm surgido aos montes. Fato é que, apesar de não estarem ainda disponíveis à faixa majoritária de consumidores, óculos inteligentes estão prestes a se tornar gadgets tão comuns quanto celulares. A Sony, uma das principais fabricantes de componentes eletrônicos da atualidade, não poderia, naturalmente, fechar os olhos frente a esse novo fenômeno de mercado.

Anunciado oficialmente nesta semana, o SmartEyeglass é ainda um protótipo. Destinado, portanto, a desenvolvedores, o aparelho oferece APIs e tutoriais a quem decidir inserir linhas de código junto ao software dos óculos inteligentes. Compatível com o sistema Android 4.1 e versões superiores, o dispositivo apresenta particularidades não notadas pelo Google Glass, um de seus concorrentes.

Como uma das características singulares, ganha destaque a existência de um controle remoto que, além de admitir a leitura de comandos via sensor touch, é responsável por armazenar a bateria do SmartEyeglass. Confira abaixo algumas das especificações técnicas dos óculos:

Especificações Técnicas

  • Corpo dos óculos não admite ajustes mecânicos
  • Software capaz de executar aplicativos de celulares
  • Conexões: Bluetooth e WiFi
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, compasso elétrico e de luz
  • Câmera: resolução para fotos de 3 MP
  • Comandos touch por meio de periférico remoto
  • Lentes com 85% de transparência
  • Iluminação de lentes expansível para 1.000 cd/m²

A venda do SmartEyeglass a desenvolvedores será iniciada ainda no final deste ano; um protótipo atualizado deverá ser lançado em março de 2015 pela Sony. Compatibilidade com determinadas funções do aplicativo de realidade aumentada Wikitube e a possibilidade de se usar a interface de um smartphone durante a criação de aplicações são também outros dos recursos prometidos pelo aparelho. Mais detalhes técnicos acerca deste acessório deverão ser divulgados pela fabricante japonesa dentro das próximas semanas. Fique ligado.