Novos Eletrônicos: Sony Vaio X

4 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: Sony Vaio X

Os notebooks da Sony sempre estiveram entre os produtos de informática mais cobiçados. Não apenas pelo design, mas principalmente pela configuração e confiabilidade, os portáteis da empresa japonesa fazem sucesso pelo mundo afora. Desde o lançamento da série de notebooks VAIO, a fabricante ganhou ainda mais destaque, porém a empresa parecia ter estagnado neste ramo.

Para alegria dos adeptos à marca, a Sony anunciou e já começou a vender — no exterior — a nova linha de notebooks, que ganhou a letra X como principal identificação. Os computadores portáteis da linha VAIO X trazem configurações impressionantes e recursos inovadores para que os usuários possam ter conectividade total com o mundo. Montamos uma tabela com as características do modelo top de linha da série X, confira:

Especificações do Sony VAIO X

O mais light do mundo

A Sony vem fazendo uma enorme propaganda quanto à leveza e às dimensões diminutas dos novíssimos Sony VAIO X. Não é para menos também, afinal um computador com incríveis configurações de hardware e um peso tão ínfimo merece grande destaque. Vale salientar que a empresa baseia sua afirmação de “mais leve do mundo” somente em comparações entre notebooks com configurações idênticas e com telas maiores do que 10”.

O mais light

A nova linha da fabricante japonesa conta com três produtos quase idênticos, os quais possuem diferenças básicas (no espaço para armazenamento e nas cores). O peso destes notebooks é talvez o maior destaque deles, pois a configuração de hardware não chega a ser tão impressionante. Para quem está de olho num notebook elegante e ultrafino, um VAIO X deve ser uma das melhores opções.

Modelo comum e colecionador

Multitoque e intuitivoTouchpad multitoque

Pensando no público moderno, acostumado com os novos smartphones, a Sony decidiu investir nos touchpads com tecnologia multitoque. Através dos comandos multitoque o usuário pode utilizar recursos de zoom, rotação e navegação. Obviamente, além dessa facilidade, os novos touchpads da Sony podem funcionar exatamente como os antigos. Eles ainda trazem dois botões e um espaço para deslizar o dedo.

GPS

A série VAIO X foi criada para revolucionar em vários sentidos. Depois da espessura reduzida, do tamanho compactado e do touchpad com multitoque, a Sony decidiu incluir um GPS nos novos notebooks. A funcionalidade do GPS é totalmente independente de conexão com internet, o que deve facilitar muito a utilização em qualquer lugar. Vale frisar que o recurso só está disponível nos EUA, portanto os brasileiros podem desistir de comprar um VAIO X com GPS funcional.Windows 7

O sistema operacional que acompanha os notebooks VAIO X não poderia deixar de seguir o padrão do produto. A Sony aproveitou o lançamento do Windows 7 e incluiu o sistema nas configurações dos produtos da linha VAIO X. Obviamente, o usuário não deve esperar por um desempenho excelente, visto que o processador (Intel Atom) destes notebooks não possui dois núcleos.

Não está especificado no site da Sony qual versão do Windows 7 acompanha o produto, porém especula-se que seja a versão Home Premium — ou Basic — de 32 bits (porque o aparelho não possui memória e tecnologia suficiente para rodar com boa velocidade outras versões). Os consumidores que adquirem um VAIO X ganham também uma licença para experimentar o Office 2007 por alguns meses.

Modelo colecionador

Para continuar entre as marcas mais elegantes, a Sony lançou uma versão especial do VAIO X. O modelo “Signature Collection” (coleção com assinatura) é o mais requintado, pois está disponível na versão dourada (Gold). Além do visual belíssimo, o notebook para colecionadores traz o SSD de 128 GB — maior espaço disponível para os produtos desta série. Claro, o grande destaque não fica nem por conta do visual ou do disco com maior espaço, mas sim pela possibilidade de o usuário escrever o que desejar na superfície dourada (veja imagem abaixo).

Modelo colecionador tem SSD de 128 GB e visual perfeito

Conectividade

Notebooks modernos não poderiam deixar de contar com diversas opções de conexão. Além da possibilidade de conexão com dispositivos Bluetooth e redes wireless, os portáteis da série Sony VAIO X trazem compatibilidade com o padrão 802.11n, fator que deve ser interessantíssimo para usuários que já adquiriram roteadores (ou pontos de acesso) com tal tecnologia. As redes 802.11n trabalham em alta velocidade e têm um alcance muito superior aos padrões anteriores.

802.11n: Conectividade ao extremo

Energia sobrando

O maior problema dos notebooks sempre foi a durabilidade da bateria. Normalmente, a carga dos notebooks não dura mais do que quatro ou cinco horas, contudo com o VAIO X a história muda. Depois de tantas características impressionantes, a Sony ainda traz uma última carta na manga: uma bateria extra, que já vem inclusa na embalagem. Com a bateria comum e a extra, o VAIO X consegue funcionar por até, incríveis, 14 horas.

Bateria fantástica!

Desvantagens

Apesar de ter uma enormidade de vantagens, os modelos Sony VAIO X deixam a desejar quanto a alguns aspectos. Além da falta de um processador dual core, eles não possuem placas gráficas muito boas. Não é divulgado no site da Sony o modelo da placa gráfica que esses notebooks trazem, porém o usuário que fica atento aos detalhes mínimos já deve ter notado que em nossa tabela incluímos o item HDMI. Pois bem, os notebooks da linha VAIO X não trazem porta HDMI, uma verdadeira decepção para um produto de alto custo.

Custo

Sony VAIO X - Único!O Sony VAIO X é, definitivamente, um produto excelente, o qual deve ser o desejo de consumo de muitos. Obviamente, tanta elegância e uma configuração razoável apertada em pouquíssimo espaço não custam barato. No site da SonyStyle (que cota preços em dólares) o produto tem seu preço inicial em US$ 1299 — a versão Signature Collection custa US$ 1499. Para quem realmente procura um computador portátil que seja inovador, o Sony VAIO X éuma das melhores opções em notebook (ainda que pareça mais um netbook).

Você já conhecia a linha VAIO X? Gostou das configurações e da elegância do produto? Vale a pena investir nele? Comente e participe com sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.