A próxima investida da Sony: tomadas?

1 min de leitura
Imagem de: A próxima investida da Sony: tomadas?

Com empresas oferecendo produtos e serviços cada vez mais personalizados, não era de se estranhar que a Sony decidisse pegar uma carona nessa onda. Entretanto, a empresa surpreendeu ao apresentar um novo conceito de tomadas personalizadas, que identificam os padrões de consumo de energia das pessoas permitindo o total controle sobre seu uso.

Através da tecnologia FeliCa IC, um cartão contendo um chip permitirá que os dispositivos eletrônicos e as fontes de energia “conversem” via Wi-Fi, e somente as pessoas autorizadas poderão utilizá-lo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Japan Trends)

Entenda a tomada do futuro

As tomadas do futuro contarão com leitores de microchips, que se comunicarão com os aparelhos utilizando uma frequência de rádio quando dispositivos forem conectados à fonte de energia. Depois de o leitor realizar a autenticação do usuário e do aparelho, a energia será liberada, com informações exatas sobre a quantidade necessária para o funcionamento e por quanto tempo ele é utilizado normalmente.

As possibilidades são muitas, e a Sony também aposta na segurança antirroubo. Os aparelhos roubados simplesmente não funcionarão em outras tomadas além das que foram determinadas pelo proprietário, nem sem o cartão de autenticação.

Consumo consciente

Além disso, de acordo com o vídeo de apresentação do conceito, no futuro as pessoas inclusive poderão escolher entre as diferentes fontes de energia para carregar ou utilizar seus aparelhos.

Outra possibilidade é a de que existam planos de consumo de energia diferenciados, como os de telefonia celular disponíveis atualmente, e inclusive de que as tomadas sejam instaladas em locais públicos, onde os consumidores poderão utilizá-las através de planos pré-pagos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.