O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Sony, localizado na Suécia, começou recentemente a testar uma versão quase pura do Android em 500 aparelhos Xperia Z3 de usuários por todo o país. No entanto, um membro do fórum XDA já conseguiu pôr as mãos no SO experimental, que parece combinar o Lollipop 5.1.1 com modificações habituais da Sony, conforme você confere nas imagens da galeria acima.

Na verdade, já está disponível até mesmo o download do Beta Android para o Z3, neste link. Para quem estiver curioso, o membro que vazou o arquivo de instalação garante que o sistema está estável, mas não apresenta nenhuma melhoria significativa de desempenho. Apps e funções tradicionais da Sony, como o Modo Stamina, Tema Xperia e a capacidade de gravar a tela do aparelho não estão presentes no Beta vazado.

De acordo com outros integrantes do XDA, a versão de testes não possui sequer outras funcionalidades básicas dos aparelhos da Sony, como a otimização de áudio e da tela, que provavelmente só devem surgir em builds futuras do sistema. No entanto, o que chamou mais a atenção mesmo foi o fato de a versão experimental estar muito semelhante ao Android puro.

Isso provavelmente significa uma tentativa da empresa japonesa em lançar aparelhos com poucas mudanças no sistema operacional, da mesma forma que a Motorola vem atuando recentemente, talvez para tentar reerguer seu setor mobile. Mas só saberemos se esse é o caso quando mais informações forem divulgadas. De qualquer forma, você pode conferir o Beta em funcionamento no vídeo abaixo.

Como você acha que um smartphone com Android puro afetaria as vendas da Sony? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: