IFA 2014: primeiras impressões sobre o Sony Xperia Z3 [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: IFA 2014: primeiras impressões sobre o Sony Xperia Z3 [vídeo]

Uma das principais novidades reservadas pela Sony para a IFA 2014, o Sony Xperia Z3 vem para ocupar o lugar de novo modelo top de linha da empresa. No entanto, em vez de optar por uma reformulação completa do que foi visto no Xperia Z2, a empresa decidiu simplesmente refinar alguns pontos do aparelho que chegou às lojas na metade deste ano — o que pode desagradar a algumas pessoas.

As principais novidades reservadas pela companhia estão relacionadas ao visual adotado pelo novo aparelho. Embora o design geral mantenha as características da marca Sony, o gadget ganhou bordas mais arredondadas e passou por uma pequena redução em sua espessura — o resultado é um produto que, mesmo muito semelhante ao Xperia Z2, se apresenta mais atrativo ao olhar e ao tato.

Em matéria de hardware, houve somente a implementação de uma versão ligeiramente atualizada do chipset Snapdragon 801. Em compensação, manteve-se os mesmos 3 GB de memória RAM, a câmeira traseira de 20,7 megapixels e o display de 5,2 polegadas com resolução Full HD — o que acaba sendo uma boa notícia para quem acabou de adquirir o modelo anterior e não deseja trocá-lo muito cedo.

Mudanças discretas

O principal diferencial oferecido pelo Xperia Z3 em um momento inicial é sua câmera fotográfica, que ganhou alguns pequenos aprimoramentos. Além de conseguir trabalhar com o ISO 12.800 (o que melhora a capacidade de registrar imagens em ambientes escuros), o aparelho ganhou recursos como a captura de imagens com som, a possibilidade de usar o sensor frontal e o traseiro de forma simultâne e a possibilidade de parear o smartphone a dois outros aparelhos por NFC para o registro de vídeos que mostram três pontos de vista distintos.

A fabricante também apostou em uma maior integração entre o smartphone e o console PlayStation 4. Através do aplicativo proprietário ao videogame, é possível utilizar o recurso “Remote Play” para fazer o streaming de jogos diretamente para a tela do portátil — para facilitar o controle da situação, a empresa vai disponibilizar no mercado um acessório que traz um sistema de botões mais tradicional ao gadget.

Ao menos em uma análise superficial, fica claro que o novo produto não é feito para quem já adquiriu o Xperia Z2, vista a quantidade mínima de novidades incorporadas pela Sony. No entanto, analisado de maneira individual, o dispositivo se mostra uma opção bastante atrativa tanto do ponto de vista do hardware quanto do design — com a vantagem de incorporar uma nova bateria que, segundo a Sony, possibilita usar o aparelho de forma contínua por um período de dois dias sem a necessidade de uma recarga.

A equipe do TecMundo viajou à IFA 2014 a convite da TP Vision/Philips.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.