Primeiras impressões: estamos testando o smartphone Sony Xperia XA1

2 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: estamos testando o smartphone Sony Xperia XA1

A Sony acaba de lançar aqui no Brasil o sucessor direto do seu smartphone intermediário Xperia XA, que chega com o nome Xperia XA1. Eu estou testando o aparelho para o nosso review e agora vocês podem conferir algumas das primeiras impressões que tive sobre o dispositivo, tanto neste texto quando no vídeo mais abaixo.

A primeira coisa que percebi com o aparelho é que ele tem um formato mais “esticado” do que estou acostumado, com sua tela de 5 polegadas se espalhando mais na vertical do que na horizontal. Isso faz com que o display quase não tenha bordas laterais, mas fique com bordas bem grandes tanto na parte de cima quanto na de baixo. Isso causa um pouco de estranheza, mas não significa que o celular é feio, pelo menos para o meu gosto.

O visual tem seus prós e contras, mas isso depende do gosto de cada um

O design meio quadradão da Sony passa a sensação de que teria uma pegada incômoda, mas esse não é o caso com o XA1 – provavelmente porque os cantos são ligeiramente arredondados e o aparelho como um todo é bem estreito. Além disso, a carcaça em metal é bem rígida e passa a sensação de que o smartphone tem uma construção bem sólida e resistente. A qualidade das imagens na tela também parece boa.

Desempenho e câmeras promissores

Por enquanto, podemos dizer que o celular funciona bem para as tarefas cotidianas, abrindo e trocando de apps sem grandes demoras. Jogos pesados como Mortal Kombat X e Mobius Final Fantasy funcionaram sem problemas. Ainda assim, é preciso fazer testes mais elaborados antes que possamos ter certeza de que o desempenho não deixa a desejar.

O XA1 vem com o Android 7.0 Nougat de fábrica e a Sony se esforçou para trazer uma experiência bem próxima do sistema puro, então não notamos grandes modificações. Ainda temos que fazer mais testes das câmeras, mas temos que admitir que números como 8 MP frontais e 23 MP traseiros impressionam em um smartphone intermediário. A estabilização de imagens nos vídeos também parece bem legal.

Uma coisa chata é o fato do dispositivo não vir acompanhado de fone de ouvido na caixa, o que é algo comum nos aparelhos chineses, mas faz falta mesmo sim. Além disso, a posição da saída de som na parte inferior do aparelho pode fazer com que ela acaba tampada pela sua mão quando estiver vendo vídeos ou jogando no modo paisagem, o que deixa o som abafado.

A nossa análise completa do Xperia XA1 vai chegar em breve aqui no TecMundo e no nosso canal no YouTube, então agora é a sua chance para mandar qualquer dúvida sobre o celular – é só mandar aqui nos comentários. Fique ligado para nossos conteúdos sobre esse e outros smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.