6 aplicativos que ajudam na hora de pegar carona

4 min de leitura
Imagem de: 6 aplicativos que ajudam na hora de pegar carona

Sempre tome cuidado ao pedir ou dar caronas. (Fonte da imagem: Reprodução/Illuminationsmedia)

Caso você já tenha planejado viagens — independente de elas serem longas ou não, pode ser até um local próximo, por exemplo —, sabe que grande parte do dinheiro investido nessa aventura é gasto em passagens para que você se desloque até o seu destino final. E isso pode fazer com que o seu orçamento acabe ficando bem maior, dificultando as suas férias ou aquele fim de semana divertido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das soluções para que você barateie o custo das suas viagens é pegando carona. Contudo, ficar na beira de uma estrada ou em ruas estranhas da sua cidade tentando chamar a atenção de todos os motoristas que passam é algo potencialmente perigoso, além de também não ser tão eficiente assim — afinal de contas, são poucas as pessoas que parariam para auxiliar um estranho.

Pensando nisso, o TecMundo preparou a lista que você vai encontrar logo abaixo. Nela, estão separados aplicativos voltados para aparelhos Android e iOS, sendo que eles têm o objetivo de facilitar o encontro de pessoas que precisam de caronas com quem está interessado em ajudar o próximo. Bacana, não é mesmo?

1. Carona Direta

(Fonte da imagem: Divulgação/GooglePlay)

Plataforma: Android

O aplicativo Carona Direta, assim como os seus desenvolvedores explicam, tem a função de juntar as pessoas que estão indo para um destino parecido — ao baixar a ferramenta, você pode se cadastrar como pedestre ou motorista. Depois de realizado o registro, você vai precisar informar para onde quer ir e os donos de automóveis recebem uma lista de destinos disponíveis. Sendo assim, é possível marcar uma hora e local para que a carona aconteça.

2. Dwingo

(Fonte da imagem: Divulgação/iTunes)

Plataformas: Android e iOS

O Dwingo é um aplicativo para caronas um tanto quanto diferente. Isso acontece pelo simples fato de que ele, na verdade, oferece uma plataforma para quem quer companhia, nem que seja para caminhar ou correr. Entre as alternativas de utilização, está a de você entrar em contatos com outras pessoas que utilizam o aplicativo para marcar de pegar (ou oferecer) caronas — e você pode acabar fazendo amigos por conta disso.

3. Karona

(Fonte da imagem: Divulgação/iTunes)

Plataforma: iOS

O funcionamento do Karona não tem segredos. Tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo, criar o seu cadastro e depois traçar uma rota mostrando para onde você vai. Em seguida, o aplicativo manda um aviso para o seu email informando se há alguém disponível para de te levar para até a praia mais próxima ou para a casa de um amigo que mora longe. Simples e prático, não é mesmo?

4. Wego

(Fonte da imagem: Divulgação/GooglePlay)

Plataforma: Android

Assim como os outros aplicativos mostrados nesta lista, é necessário que você faça o seu cadastro depois de baixar o Wego. Dessa maneira, você traça a sua rota e marca de se encontrar com quem for passar por ela. Além de tudo isso, você deve contribuir em dinheiro para que o “caronista” não saia no prejuízo, sendo que os desenvolvedores também aconselham que você confira a reputação das pessoas que estão no aplicativo.

5. Zaznu

(Fonte da imagem: Reprodução/Zaznu)

Plataforma: iOS

O aplicativo Zaznu ainda está em fase de desenvolvimento aqui no Brasil, sendo que você vai poder utilizá-lo como motorista ou como pedestre. Utilizando o software, é possível combinar as caronas de maneira bem detalhada, de modo que as pessoas são buscadas em casa. Por conta disso, é necessário que você pague as corridas, com a promessa de que você vai acabar economizando até 35% dos seus gasto em relação ao uso de um táxi.

6. BlaBlaCar

A BlaBlaCar é a maior comunidade de viagens compartilhadas do mundo. Por meio do site www.blablacar.com.br e de aplicativos para iPhone e Android, a proposta é conectar condutores com lugares livres no carro a passageiros que vão para o mesmo destino. Eles viajam juntos e dividem os custos de gasolina e pedágio.

A ideia surgiu na França, em 2003, quando o fundador e CEO Frédéric Mazzella queria viajar para o interior, mas não tinha carro e os trens estavam cheios. A sua irmã fez um longo desvio para pegá-lo e, enquanto viajavam, ele percebeu que os veículos estavam vazios. Foi então que imaginou uma solução de transportes construída por pessoas, que poderiam oferecer seus lugares no carro e dividir as despesasA ideia saiu do papel em 2006 junto com os cofundadores Nicolas Brusson e Francis Nappez.

A plataforma soma mais de 30 milhões de membros em 22 países, sendo que o Brasil é o 20º. Há equipe de 500 pessoas atuando em 15 escritórios internacionais.

....

Com os programas mostrados acima, nós esperamos que você consiga pegar caronas com mais facilidade e segurança. Desse modo, é provável que as suas viagens para outras cidades ou até mesmo dentro do seu município se tornem mais baratas, práticas e rápidas. E, se você conhece um outro aplicativo de caronas e que não apareceu nesta lista, não se esqueça de compartilhá-lo na nossa área de comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.