O Android 16 pode ter uma grande mudança no sistema de notificações, adotando um modelo semelhante à ilha dinâmica do iOS, que estreou no iPhone 14 Pro. A novidade foi encontrada pelo Android Authority em meio aos códigos do Android 15 QPR1 beta, disponibilizado recentemente para testadores.
Conforme o relatório publicado na sexta-feira (25), uma API presente na compilação permite que os desenvolvedores de apps ativem um estilo denominado “notificações contínuas e ricas”. Neste design, as notificações passam a ser exibidas no canto esquerdo superior da tela, entre o relógio e a câmera, em um formato de pílula.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo modelo de notificação aparece no canto esquerdo superior da tela. (Imagem: Android Authority/Reprodução)Fonte: Android Authority/Reprodução
Não está claro se o modelo oferece suporte para qualquer aplicativo, mas a publicação conseguiu simular seu uso em alguns. No Uber, a pílula exibe o logo da empresa e o tempo estimado para a chegada do carro solicitado (imagem acima), mas a novidade também foi mostrada exibindo detalhes de um alarme que está prestes a tocar.
Especula-se que ao pressionar esta notificação, uma janela é aberta oferecendo informações adicionais sobre a mensagem que acabou de chegar ou uma ferramenta de comunicação, entre outras coisas. Além do layout do iOS, o formato também se assemelha ao sistema adotado na interface OxygenOS 14 da OnePlus.
Design já apareceu no Android 12
Como destaca o relatório, o design diferenciado das notificações já apareceu em outra API do sistema operacional do Google, antes mesmo da estreia da ilha dinâmica do iPhone. Em 2021, um modelo semelhante foi testado no beta do Android 12, exibindo a duração de chamadas telefônicas em andamento na barra de status.
A partir dos testes mais recentes, é possível que a big tech esteja planejando expandir a opção para mais apps, embora não haja nenhuma informação se o modelo realmente será disponibilizado. Caso isso aconteça, a mudança provavelmente chegará apenas com o lançamento do Android 16, em 2025.
Fontes