Windows 11 facilita troca de navegador padrão; veja como alterar

Por Daniel Trefilio Pereira de Carvalho

29/03/2022 - 13:301 min de leitura

Windows 11 facilita troca de navegador padrão; veja como alterar

Fonte :  Neowin 

Imagem de Windows 11 facilita troca de navegador padrão; veja como alterar no tecmundo

A Microsoft liberou na última segunda-feira (28) uma atualização para o Windows 11 que devolve a opção de definir o navegador padrão com apenas um clique. Com a tendência crescente dos aplicativos web-based, o processo para escolher um aplicativo diferente do Edge no W11 envolvia associar individualmente mais de dez extensões diferentes.

A migração do Windows 10 para o Windows 11, além de configurar o Edge como navegador padrão, removia o botão para redefinir essa função. Ainda que a nova versão do programa da Microsoft seja bem competente, inclusive com algumas vantagens e otimizações em relação ao Chrome, o software do Google ainda é o mais utilizado por usuários de PC. 

Chrome ainda é disparado o navegador mais popular para no PCChrome ainda é disparado o navegador mais popular para no PC

Um problema ainda maior que dificultar qual aplicativo o usuário prefere utilizar é a Microsoft alterar o app padrão para algumas extensões sem consultar o usuário. Isso levava muitas pessoas a terem que, penosamente, redefinir tudo manualmente a cada atualização grande do sistema.

Implementar uma forma simples de reverter esse processo não impede que a configuração seja alterada novamente sem consentimento, mas facilita a vida de quem não tem a intenção de adotar o Edge. 

Como trocar o navegador padrão no Windows 11

Após a instalação da versão 22000.593 do Windows 11 o caminho é bem simples:

Definindo navegador padrãoDefinindo navegador padrão

  • Abra o menu de configurações pressionando Win+I ou digitando "Configurações" no menu iniciar
  • Clique na aba Aplicativos e navegue até Aplicativos Padrão
  • Procure e selecione o navegador de sua preferência
  • Clique em "Definir como padrão"

Vale reforçar que ferramentas proprietárias do Windows 11 como a Edge Bar e Widgets ainda irão utilizar o Edge, independente do programa configurado como principal.

Veja também


Fontes