Como formatar o Windows 10 direto da nuvem da Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: Como formatar o Windows 10 direto da nuvem da Microsoft
Imagem: VisualHunt

A grande atualização de maio (2004) do Windows 10 introduziu uma das ferramentas mais aguardadas pela comunidade: a instalação do sistema pela internet. A ferramenta de restauração dispensa o uso de um dispositivo USB ou downloads antecipados de arquivos de imagem ISO para formatação, substituindo-os pelo download durante o processo.

O Windows 10 anda facilitando o processo de reinstalação do sistema desde sua introdução. O arquivo de imagem do sistema, a conhecida “ISO”, pode ser baixada diretamente do site da Microsoft e a companhia permite que você prepare um dispositivo USB direto por um software oficial. Dito isto, quer entender como restaurar o sistema a partir da nuvem? Contin.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

a  Igor Almenara/Reprodução 

Recuperando o sistema

Indo no menu Configurações, você precisa abrir a seção “Atualização e Segurança” para encontrar a guia de Recuperação. Essas opções oferecem algumas ferramentas para reparar a máquina de problemas com o sistema — incluindo aqueles provocados por atualizações.

Logo no topo da página, clique no botão “Introdução” que sucede um texto explicativo do "Restaurar o PC". O Windows 10 apresentará duas opções de recuperação: preservando seus arquivos pessoais, ou removendo tudo. A segunda opção é a mais recomendada para ter um sistema novo em folha; contudo, manter seus ficheiros pessoais ainda é uma boa opção para manutenção rotineira.

a  Igor Almenara/Reprodução 

Formatação

Em seguida, o Windows perguntará qual opção de reinstalação de sistema você pretende utilizar. Novamente, há duas opções: reinstalação local, onde o sistema puxa um arquivo de imagem do próprio sistema para recuperação e a transferência na nuvem, onde baixa os arquivos direto dos servidores da Microsoft.

Essa janela mostrará as opções finais para restauração do sistema.Essa janela mostrará as opções finais para restauração do sistema.Fonte:  Igor Almenara/Reprodução 

Ao selecionar a opção “Transferência na nuvem”, você instalará um sistema na versão mais recente, a 2004 e com todos as atualizações de segurança lançados até o momento da restauração. Esse processo te poupa tempo após a instalação, considerando que o PC não precisará baixar patches mais recentes.

Depois de definir o método de reinstalação e tiver escolhido a opção de “Manter ficheiros pessoais”, a máquina te apresentará um menu para escolher quais pastas preservar e quais você deseja excluir durante a formatação. Escolha com atenção e lembre-se que recuperar arquivos apagados é um processo complicado e não há garantias de que serão totalmente restauráveis.

Por fim, o sistema começará o ciclo de formatação. A duração do processo variará de acordo com a velocidade da sua internet, considerando que são 4 GB de download de arquivos do sistema. A partir desse estágio, é só aguardar para ter um sistema renovado!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.