Quick Share, para Galaxys, será parecido com o AirDrop da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Quick Share, para Galaxys, será parecido com o AirDrop da Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O pessoal do XDA Developers teve acesso a um novo recurso de compartilhamento local de arquivos da Samsung, chamado Quick Share. O apk foi retirado do Galaxy S20+ e instalado em um Note 10+ para uma breve análise. A princípio, o Quick Share funciona de forma parecida com o AirDrop, exclusivo para dispositivos Apple.

No Android, quem deseja compartilhar um arquivo de forma rápida, com outro dispositivo que esteja perto, tem que recorrer a um dos vários apps de terceiros, já que a Google não introduziu um recurso nativo. Agora, a Samsung seguiu o exemplo de outras fabricantes como a Oppo e a Xiaomi, e desenvolveu seu próprio aplicativo para esta funcionalidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona o Quick Share

O Quick Share usa o Bluetooth em conjunto com a conexão Wi-Fi para criar uma rede ponto-a-ponto entre os dispositivos conectados. Outras soluções usam o Bluetooth em conjunto com outras conexões, mas o Wi-Fi fornece mais comodidade e rapidez. Além disso, a conexão é segura e os arquivos são criptografados.

Ao habilitar o Quick Share em um dispositivo, ele vai reconhecer outro dispositivo onde o recurso também está habilitado, permitindo enviar ou receber documentos, músicas, fotos, vídeos, etc.

Fonte: XDA Developers/Max Winebach/Reprodução

É possível se conectar a todos os dispositivos compatíveis ou limitar a conexão a apenas os usuários da rede social Samsung que estiverem em sua lista de contatos.

Mais funcionalidades que o AirDrop

O Quick Share ainda conta com um recurso que o AirDrop não possui: é possível enviar, temporariamente, arquivos pra a Samsung Cloud. Esses arquivos podem ser compartilhados com outros dispositivos inteligentes da Samsung, compatíveis com a linha Smart Things.

Fonte: XDA Developers/Max Winebach/Reprodução

As transferências estão limitadas a arquivos com o tamanho máximo de 1 GB, ou o total de 2 GB de arquivos por dia, que podem ser visualizados, por exemplo, nas TVs inteligentes da companhia.

O Quick Share deve ser apresentado no dia 11 de fevereiro, no mesmo evento em que o Galaxy S20 será anunciado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.