Apple permite que OurPact, app de controle parental, retorne à App Store

1 min de leitura
Imagem de: Apple permite que OurPact, app de controle parental, retorne à App Store

A Apple disponibilizou o OurPact novamente na App Store depois de tê-lo removido em fevereiro. O aplicativo permite que os pais controlem o uso do smartphone dos filhos e gerenciem o tempo de tela a partir de outro dispositivo com acesso à internet.

Em abril, a gigante da tecnologia explicou que a remoção de aplicativos que seguem a mesma linha de desenvolvimento do OurPact ocorreu porque eles colocam em risco a privacidade e a segurança dos usuários. De acordo com a empresa, esses programas utilizam uma tecnologia chamada Mobile Device Management (MDM), que pode fornecer aos desenvolvedores informações salvas nos dispositivos nos quais está instalada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

ourpactApp retornou à loja da Apple após ser removido por preocupações com a privacidade dos usuários. (Fonte: OurPact/Divulgação)

A Apple anunciou atualizações para as diretrizes da sua loja digital em junho deste ano. Com isso, os desenvolvedores de aplicativos de monitoramento que têm acesso a informações particulares dos usuários precisarão realizar solicitações formais para aplicar esse recurso. Normalmente, esse tipo de acompanhamento é reservado para instituições governamentais e educacionais; e, em casos limitados, para o controle dos pais.

Na época da remoção, o OurPact explicou que o MDM não dá acesso a dados pessoais, tais como mensagens de texto, emails, contatos ou histórico de navegação. A empresa disse que coletou somente informações limitadas, mas padronizadas e anônimas, para a criação de relatórios e atualizações. Desde então, a Apple vem recebendo muitas críticas e inclusive foi acusada de retirar os aplicativos que concorrem com suas próprias ferramentas para limitar o tempo online dos usuários.

Não é certo que o retorno do OurPact para a App Store abrirá caminho para a reintegração dos demais aplicativos removidos. No entanto, a criadora do app disse, por meio de um porta-voz, que está vendo isso como um sinal de que a Apple está disposta a abrir um diálogo com os desenvolvedores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.