Huawei começa a pedir que desenvolvedores migrem apps para loja própria

1 min de leitura
Imagem de: Huawei começa a pedir que desenvolvedores migrem apps para loja própria

A fabricante chinesa Huawei continua na jornada para sobreviver e se adaptar após a suspensão do uso dos recursos do Android e o banimento de outras empresas ocidentais. Agora, ela está em uma fase de negociações — ou, mais precisamente, convencimento em relação a desenvolvedores de aplicativos.

Segundo o site XDA Developers, que obteve acesso a emails trocados por programadores com a companhia, a Huawei está consultando os criadores de apps famosos para saber se eles estão dispostos a lançar seus serviços na atual (e, possivelmente, também na futura) loja digital de aplicativos e serviços para smartphones da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao contrário do que se imaginava, a loja não seria uma concorrente do Google Play, como a portuguesa Aptoide, mas sim a própria AppGallery, que já vem embutida na interface EMUI da Huawei. De acordo com a empresa, já são 560 mil desenvolvedores cadastrados por lá e um alcance de 350 milhões de dispositivos vendidos nos últimos 2 anos, sendo que a metade de ambos os números deve ser composta por chineses, fato omitido pela companhia no comunicado.

Baseado no robô verde?

Além disso, há um detalhe na mensagem que despertou a curiosidade da comunidade. Como o pedido da Huawei é simplesmente para "publicar o app para Android na AppGallery", é possível que o Ark OS (ou Oak OS, segundo novos rumores) seja bastante baseado no código livre do sistema operacional da Google, que a empresa não está proibida de utilizar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.