Especialistas mostram como é fácil criar vídeos falsos usando deepfake

1 min de leitura
Imagem de: Especialistas mostram como é fácil criar vídeos falsos usando deepfake

Cientistas da Universidade de Stanford, do Instituto Max Planck de Informática, da Universidade de Princeton e da Adobe Research demonstraram como a técnica de deepfake tem se tornando cada vez mais acessível e convincente. Ela consiste na utilização de softwares baseados no aprendizado de máquina, com o objetivo de alterar o discurso de um falante em determinado vídeo, apenas a partir da edição de sua transcrição de texto.

Os pesquisadores realizaram um estudo com a presença de 138 voluntários. Nos testes em que os vídeos falsos foram exibidos, cerca de 60%  apontaram haver edições; já em relação às versões originais dos vídeos, apenas 80% afirmaram que eles eram legítimos. Embora o resultado pareça ser meio controverso, o fato de os participantes saberem que se tratava de uma pesquisa sobre edição de vídeos pode ter influenciado as respostas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como as falsificações são criadas?

A técnica só funciona bem em vídeos que tenham foco em um falante e exige ao menos 40 minutos de dados de entrada, que é a base do treinamento da inteligência artificial do software utilizado. Para melhores resultados, é importante que o discurso fake não seja muito diferente do original.

Os vídeos de base passam por algumas etapas até as falsificações serem criadas. Eles são escaneados para a captação de fonemas e do modelo 3D da parte inferior do rosto dos falantes. Depois, os fonemas são combinados com as expressões faciais de cada som.

Ao alterar a transcrição do texto do vídeo, o programa combina todos os dados coletados para gerar novas imagens, na quais o falante produz os movimentos de acordo com os fonemas e sons exigidos pelo texto inserido. Então o processo é "colado" em cima do vídeo de origem para obter o resultado final.

No exemplo abaixo, o ator Bill Hader teve seu rosto trocado pelo rosto de Arnold Schwarzenegger.

Benefícios vs. malefícios

Os pesquisadores sugeriram que a técnica poderá trazer algumas vantagens: estúdios de cinema, por exemplo, poderiam consertar falas equivocadas sem a necessidade de regravar as cenas. No entanto, se as fake news em texto já causam enormes estragos, que são notícias que podem ser facilmente desmascaradas, pode-se imaginar o impacto negativo que vídeos fake poderiam gerar na sociedade se fossem, obviamente, usados com más intenções. Felizmente, no momento, eles estão sendo usados apenas em brincadeiras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.