Microsoft Edge baseado em Chromium deve ganhar versão para Linux

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Edge baseado em Chromium deve ganhar versão para Linux

A Microsoft está realizando o evento Build 2019, e um slide vazado durante uma das conferências revelou que a empresa tem planos de levar a nova versão do navegador Microsoft Edge para diversas plataformas, incluindo o Linux. De acordo com as informações trazidas pelo site Neowin, a opção revisada do navegador do Windows 10, que agora utiliza o mesmo motor do Google Chrome, deve chegar para as versões anteriores do OS da Microsoft e também para Mac, Linux, Android e iOS.

Microsoft Edge deve ganhar versão para Linux (Fonte: Neowin/Reprodução)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Durante uma apresentação focada integralmente no navegador, realizada ontem (6), a Microsoft já havia revelado que o Edge chegaria aos dispositivos da Apple, mas ainda não tinha mencionado o Linux. O lançamento do navegador em diversas plataformas, inclusive Windows 7 e 8.1, mostra que a companhia está querendo retomar o espaço no segmento de navegação para web que já foi dominado por ela, mas atualmente é liderado pelo Chrome.

Além disso, a chegada do browser para macOSLinux é uma grande jogada da empresa para ganhar mais atenção dos desenvolvedores, que são o principal público-alvo das novidades apresentadas durante a Build.

Satya Nadella, o CEO da Microsoft, na Build do ano passado (Fonte: The Verge/Reprodução)

Filosofia abrangente

Apesar de a Microsoft ter sido uma empresa mais fechada no passado e o antigo CEO Steve Ballmer fazer constantes críticas ao Linux, a companhia está cada vez mais próxima do sistema de código aberto. Em 2018, a empresa até lançou uma plataforma de Internet das Coisas baseada no kernel open-source, e durante a Build deste ano também revelou que trará suporte ao Linux no Windows 10.

Para a nova versão do Microsoft Edge, essa abertura da companhia é uma ótima notícia, pois, além de chegar a mais desenvolvedores, o navegador conseguirá atingir um público maior. Durante a apresentação de ontem, a Microsoft deixou claro que a nova filosofia do Edge é ser abrangente e atender a todos os usuários da web, por isso chegará com funções que permitirão importar a interface de outros browsers e baixar extensões de concorrentes.

Além disso, o novo Edge contará com uma versão integrada do Internet Explorer, feita especialmente para abrir sites antigos e que não funcionam direito em navegadores atuais. Graças à utilização do Chromium, o browser também terá seus serviços constantemente atualizados, o que garantirá mais segurança na navegação.

Confira mais informações e baixe a versão de testes do Microsoft Edge baseado em Chromium neste site.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.