Google Assistente está cada vez mais onipresente em todos os tipos de dispositivos e o que ainda incomoda muitos usuários é sua indisponibilidade no idioma local — afinal, a inteligência artificial (IA) ainda demora bastante para compreender todas as particularidades de cada língua e há diversos detalhes contratuais e de privacidade envolvendo as empresas.

Smart TV pode funcionar como uma central de tarefas para casas inteligentes

Agora, ao que parece, a Google e as companhias têm chegado em um maior denominador comum — assim como sua tecnologia parece estar se adaptando mais rapidamente. A partir de hoje (15), todos os aparelhos da Sony compatíveis com a Google Assistente contam o atendimento em português. Entre as TVs, estão os modelos X7005D, X7505D, X835D, Z9D, X905E, A1E, X755F, X835F, X905F e A8F.

Vale destacar que essas TVs podem funcionar como central de smart houses, desde que outros gadgets da casa sejam compatíveis com o sistema e estejam conectados na mesma rede WiFi. Assim, é possível que envie os comandos em português via televisor, que então pode desligar as luzes ou ativar o aspirador de pó, entre outras tarefas.

smart tv sonyO modelo X7005D da Sony. Fonte: Sony

Entre os fones de ouvido, todos da linha de redução de ruídos Noise Cancelling contam com essa atualização — os modelos WF-1000X, WH-CH700N, WH-1000XM2 e WH-1000XM3. Vale lembrar que o Google Assistente está disponível em português na última versão do software de cada aparelho. Para saber mais, basta acessar o site de suporte da Sony.