Microsoft amplia rede online Xbox Live nos dispositivos Android e iOS

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft amplia rede online Xbox Live nos dispositivos Android e iOS

Microsoft anunciou nesta quinta-feira (14) que a partir de agora os jogos de AndroidiOS vão poder usar os recursos Xbox Live. Ou seja, os títulos com suporte à rede online passam a ter acesso ao compartilhamento de conquistas, listas de amigos, clube, atividades, configurações e outros dados cruzados, tudo isso com um único perfil.

O streaming de jogos também está na mira, com a nuvem xCloud e o Xbox Game Pass

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse é o começo de uma investida pesada rumo a mais plataformas e ao setor mobile. A ideia da gigante de Redmond é municiar desenvolvedores e empresas com um kit parrudo (veja abaixo) e suporte para que as contas Microsoft sejam uma porta de acesso para extenso conteúdo, independente da máquina sendo utilizada.

“Quer dizer que um dia vou poder logar a Xbox Live no Switch ou no PlayStation 4?”, você pode perguntar, afinal a ideia é expandir para onde quer quer seja. "Nosso objetivo é realmente unir os 2 bilhões de gamers do mundo e somos grandes fãs de nossa comunidade Xbox Live, mas não temos nenhum anúncio específico relacionado a Switch hoje", adiantou a chefe de nuvem de games da Microsoft Kareem Choundry, em entrevista ao The Verge.

microsoftFonte: Microsoft

Sobre o PS4, Choundry disse que também é possível levar a Xbox Live para a Sony, desde que ela esteja pronta para negociar. “Phil (Spencer) tem sido proativo nas questões que envolvem crossplay e progressão cruzada, além da união de redes de gamers, e estamos aptos a realizar parceria ao máximo que pudermos.”

Kit de desenvolvimento é bastante completo

Para compartilhar seu sistema, assim como para levar novos games e streaming para múltiplas plataformas, a Gigante de Redmond criou um kit de desenvolvimento bem completo, o Microsoft Game Stack, que deve ser apresentado no Game Developers Conference (GDC), que acontece na próxima semana, nos Estados Unidos.

Plataforma combina os serviços e ferramentas mais poderosas de desenvolvimento da Microsoft com sua nuvem Azure

O Microsoft Game Stack combina todas as ferramentas, serviços e plataformas de programação da empresa (DirectX, Mixer, Power BI, Havok, Visual Studio, Windows, Xbox Game Studios, Xbox Live e Simplygon) com a Azure e o PlayFab, o painel de serviços que ajuda os desenvolvedores a criar e lançar jogos conectados à nuvem — incluindo pareamento de partidas, voz, bate-papo e demais conteúdos criados pelos usuários.

microsoftFonte: Microsoft

Junto a isso tudo, a Microsoft vem investindo agressivamente na xCloud, com o uso do Xbox Game Pass — a assinatura mensal de games para usuários de PCs e Xbox. A primeira demonstração da nuvem para streaming de jogos aconteceu nesta semana e os testes públicos devem acontecer ainda este ano, com iOS, Android, Mac e PCs.

Google promete mostrar, também no GDC, seu Project Stream e o hardware Yeti, que também vão na mesma direção de “Netflix de games”. E aí, o que acha disso? Está pronto para a invasão do streaming para jogatina?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.