IA da IBM consegue debater os prós e contras de qualquer assunto

1 min de leitura
Imagem de: IA da IBM consegue debater os prós e contras de qualquer assunto

Imagine você debatendo com uma máquina os prós e contras de um determinado assunto, afim de explorar as várias ideias que possam surgir dessa conversa? É isso o que a IBM vem desenvolvendo com a inteligência artificial (IA) do “Project Debater — Speech by Chrowd”, novidade apresentada na Consumer Electronics Show (CES) 2019 e que continua online discutindo vários temas por aí.

A companhia descreve o projeto como uma “plataforma de IA baseada em uma nova nuvem experimental para suporte à decisão coletiva.” Funciona assim: primeiro, a IA solicita os argumentos a favor e contra de um tópico específico, a partir do máximo pessoas possível. Em seguida, ela avalia a qualidade do texto por meio de aprendizado de máquina e aprendizado profundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois disso, ela remove as redundâncias e organiza as informações em grupos para criar uma narrativa. Em seguida, ela emite sua própria opinião a respeito do assunto. O vídeo explica como isso funciona:

Mas para que isso poderá ser usado? Bem, ter uma máquina que consegue discernir e argumentar sobre qualquer coisa, por si só, é um grande avanço. A imaginação é o limite para suas aplicações e já há planos para treinar equipes de debates em escolas dos Estados Unidos e para preparação de advogados na apresentação de processos.

Como segue em fase de testes, o Project Debater ainda apresenta muitas falhas, especialmente com relação às regras ortográficas e gramaticais, assim como na própria construção da história. Mas como a IA segue aprendendo com milhares de discussões online — se quiser testar, clique aqui —, é bem possível que esteja evoluída o suficiente para deixar muita gente boquiaberta durante sua apresentação oficial, na conferência da IBM, a Think 2019, que acontece entre os dias 12 e 15 de fevereiro, em São Francisco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.