Como identificar imagens falsas criadas por inteligência artificial

1 min de leitura
Imagem de: Como identificar imagens falsas criadas por inteligência artificial

No final do ano passado, a Nvidia, fabricante famosa de unidades de processamento gráfico, produziu um relatório com os dados de uma pesquisa que mostraram algo um pouco preocupante: os algoritmos da empresa são capazes gerar imagens bastante realistas de pessoas que nunca existiram.

Apesar de isso ser apenas um exemplo, trata-se um grande avanço para as inteligências artificiais, mas o problema é que este tipo de ação dá margem para a criação de mídias que podem ser geradas a partir de qualquer rascunho. Já pensou as crises que podem ser desencadeadas por estes tipos de produções por não ser fácil de diferenciar imagens reais das falsas?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

 

A boa notícia é que, por ser um trabalho feito por inteligências artificiais, a produção não é perfeita e alguns sinais indicam isso com clareza. Aqui, trouxemos algumas características que podem te ajudar a analisar uma imagem e perceber se ela é real ou se foi fruto do trabalho de uma inteligência artificial. Claro que, com o desenvolvimento da tecnologia, essas dicas não irão valer para sempre e também não podem ser aplicadas em absolutamente todas as imagens, mas elas com certeza serão úteis. Confira:

  • Fique atento à simetria do rosto e de acessórios simétricos, como brincos. Pode ser que a imagem produzida por uma IA tenha alguns detalhes estranhos, como manchas estranhas ou partes do rosto diferentes entre si, como orelhas e olhos. Como as referências utilizadas pelos algoritmos podem ser um pouco antigas, as imagens geradas podem acabar ficando com detalhes incomuns.

 

  • Preste atenção nos dentes. Os algoritmos não sabem exatamente quantos dentes há numa boca humana, muito menos como eles devem se parecer quando vistos de ângulos diferentes. Assim, a IA resolve o problema deixando a imagem com dentes em posições e iluminações bizarras.

 

  • O volume e a textura dos cabelos em uma imagem também pode ser um indicativo de que ali houve influêcia de uma IA. Caso você veja a foto de uma pessoa com cabelos tão lisos que certas mechas quase parecem ter sido pintadas por um pincel grosso, é bem provável que a foto tenha sido produzida por um algoritmo.

 

  • Também é importante prestar atenção nos textos das imagens. Caso eles estejam no fundo e mostrem palavras que não podem ser lidas, a imagem provavelmente foi produzida por um algoritmo que conhece apenas textos espelhados dos dados que foram fornecidos para treinamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.