Jogos retrô disponíveis na App Store correm risco de carregar malwares

1 min de leitura
Imagem de: Jogos retrô disponíveis na App Store correm risco de carregar malwares

Se você costuma baixar jogos no seu celular, deve estar acostumado com as propagandas que vão aparecer em algum momento. Além de irritantes, esses anúncios podem ser perigosos para a segurança dos dados do usuário: alguns games disponíveis na App Store, a loja de aplicativos da Apple, trouxeram preocupações para a Wandera, empresa de segurança. Acontece que certos apps – boa parte deles, títulos clássicos — estavam se comunicando com o mesmo servidor responsável por espalhar um software malicioso chamado Golduck.

Talvez você não tenha ouvido falar deste malware. O Golduck chamou a atenção em 2017 por estar presente justamente nos jogos clássicos, mas na Play Store. O malware instalava uma parte de um programa no dispositivo do usuário, que enviava mensagens SMS para seus criadores, gerando dinheiro para os envolvidos no desenvolvimento do Golduck e, claro, aumentando o valor da conta de celular do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até o momento, não houve qualquer incidente com os jogos suspeitos na App Store. O servidor em questão está sendo utilizado apenas para mostrar anúncios, mas isso não o remove da lista negra; afinal, segundo analistas, o uso do servidor pode ser mudado a qualquer momento. Além disso, pesquisadores descobriram que os games estavam enviando informações sobre os dispositivos nos quais estavam instalados.

A Apple já foi informada dos jogos suspeitos e, agora, nenhum deles é mostrado na busca. Trata-se de uma situação um pouco rara, já que a Maçã possui regras bem rígidas, que acabam barrando mais os apps maliciosos. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.