Chrome terá aviso de segurança em sites mobile que pedem número do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Chrome terá aviso de segurança em sites mobile que pedem número do usuário

Google está preparando várias novidades para o Chrome 71 com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários que utilizam o navegador. Nesta quinta-feira (8) a empresa anunciou mais uma delas. A partir da próxima versão, o Chrome vai começar a exibir avisos sempre que uma página pedir o número de telefone da pessoa para liberar a exibição de algum conteúdo da página.

Essa é uma prática comum em golpes online, nos quais o site pede para que o usuário insira o seu número em troca de baixar algum arquivo ou concorrer a um suposto prêmio. Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa acaba sendo cadastrada em um serviço pago de envio de mensagens, resultado em cobranças indesejadas na conta de telefone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

PrintExemplo de aviso que será exibido a partir do Chrome 71.

Para contornar isso, o Google está incentivando os sites a cumprirem algumas políticas de transparência, como deixar visível no processo de assinatura que a pessoa será cobrada por aquilo e exibir detalhes sobre o processo de pagamento de forma clara e fácil de compreender.

Caso a página não cumpra com o que foi pedido, os donos do site serão notificados pelo Google e quem tentar acessar o endereço pelo Chrome verá o aviso acima de que a página pode estar tentando fazer uma cobrança indevida. Assim como acontece nos outros alertas de segurança do navegador, o botão de voltar recebe bem mais destaque do que o de continuar para o site.

No início da semana, o Google também anunciou que vai começar a bloquear todos os anúncios de sites que tentam enganar os usuários com experiências consideradas abusivas, o que inclui disfarçar links em botões de reprodução de vídeos e sequestrar cliques para que eles abram novas abas e janelas com mais propaganda. A versão final do Chrome 71 será lançada em dezembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.