Pesquisar informações sobre alguém na internet já se tornou algo bastante comum. Por outro lado, saber como seu nome é visto no mundo digital também é importante, pois é uma forma de manter seus dados sempre seguros. Para isso, a Google conta com uma ferramenta talvez não muito conhecida: o “Eu na web”. De modo muito simples, ela notifica usuários de contas Google sempre que houver menções ao seu nome em diferentes tipos de sites. Dessa forma, funciona como uma espécie de gerenciamento de reputação online. Descubra a seguir como configurar o recurso.

Como configurar a ferramenta “Eu na web”

Passo 1 – Com login feito em sua conta Google, acesse este link.

Passo 2 – Na seção “Eu na web”, clique no botão com sinal “+”, que fica logo ao lado do seu nome/e-mail.

Passo 3 – Na nova janela, estará o e-mail para o qual os alertas serão enviados; clique no botão “criar alerta”, para ativá-los. Logo após essa opção, aparecerá uma lista com possíveis menções ao seu nome na internet.

Passo 4 – É possível filtrar a exibição da lista online de alertas. Para isso, clique na seta “mostrar opções”. Aqui podem ser configurados os modos: frequência, fontes, idiomas, região, tipos de resultados de busca, além de e-mail para recebimento desses dados. Selecione o que desejar e encerre em “ocultar opções”.

A função “Eu na web” também pode ser usada em outros tipos de alertas, como sobre empresas, música, filmes, etc. Para ativá-la, basta clicar no sinal de “+” ao lado da opção desejada.

Cupons de desconto TecMundo: