Facebook Messenger deve ganhar recurso para apagar mensagens

1 min de leitura
Imagem de: Facebook Messenger deve ganhar recurso para apagar mensagens

Quem nunca enviou uma mensagem acidentalmente ou mudou de ideia e quis apagar tanto para si quanto para o remetente logo após o envio? Essa funcionalidade já existe em vários mensageiros e serviços de email, mas ainda está pendente no Facebook Messenger — a empresa até havia adiantado que isso vinha sendo testado e podia ser lançado este ano. Agora, parece que o recurso está bem perto dos usuários.

A novidade foi encontrada pela pesquisadora Jane Manchun Wong, desenvolvedora que costuma destrinchar códigos de plataformas populares justamente para encontrar ferramentas em construção e que podem dar as caras em breve. O “Desfazer Envio” ainda está em fase experimental e deve ter um limite de tempo para ser usado, algo que não está definido por enquanto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira uma prova tirada por Jane e publicada em seu próprio Twitter:

Segundo o TechCrunch, Mark Zuckerberg e diretores do Facebook já estaria usando a remoção de mensagens — e sem restrições, para “proteger as comunicações dos executivos”, segundo a própria companhia. Bem, depois do caso Cambridge Analytica no início do ano e de recente invasão de hackers, o “Desfazer Envio” realmente se torna mais relevante.

Empresa quer evitar uma ferramenta que apague rastro de infratores

“Embora ainda não tenhamos nada para anunciar, confirmamos anteriormente que pretendemos lançar um recurso como esse e ainda estamos planejando fazer isso”, comunicou a rede social. Diferente de muitos concorrentes, o Facebook Messenger também é amplamente usado em ambientes corporativos e uma das preocupações seria criar algo que pudesse ser usado para infratores apagar seus vestígios.

Por isso, é bem possível que o “Desfazer Envio” seja algo parecido com a ferramenta semelhante oferecida pelo Gmail. Você poderá utilizá-la após um curto período depois do envio de sua mensagem, mas ela ainda será entregue em tempo real e não poderá ser removida posteriormente. Atualmente é possível excluir o conteúdo, mas ele só desaparece na sua conta, o que quer dizer que do outro lado ainda é possível ser visto e acessado no histórico ou via download de chats antigos.

Ainda não há previsão de data de distribuição dessa ferramenta e pode ser que ela venha juntamente com uma atualização no próprio visual e interface do comunicador instantâneo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.