Correção do Windows 10 tem causado “tela azul da morte” em máquinas HP

1 min de leitura
Imagem de: Correção do Windows 10 tem causado “tela azul da morte” em máquinas HP

A grande atualização “October 2018” que a Microsoft vem trazendo para o Windows 10 desde o início do mês causou problemas para vários usuários, que registraram sumiço de arquivos. Em seguida, a própria companhia lançou um update cumulativo, justamente para corrigir isso. Mas, ao que parece, a solução não caiu bem para quem usa máquinas HP: diversos relatos na web afirmam que a instalação KB4462919 para Windows 10 v1803 tem causado a famosa “tela azul da morte” em PCs e laptops da HP.

Disponibilizada nesta terça-feira (9), o que deveria ser uma solução tem causado um conflito com o arquivo C:\Windows\System32\drivers\HpqKbFiltr.sys, que é um driver para teclado e faz parte do software HP Quick Launch Buttons — ferramenta para configurar botões de início de programas no Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

windows 10

De acordo com as reclamações de vários consumidores, quando o update KB4462919 começa a rodar nas máquinas HP elas travam e exibem o erro fatal com a mensagem "Seu PC teve um problema e precisa ser reiniciado", junto do código WDF_VIOLATION. Algumas pessoas dizem que o próprio driver sumiu depois disso e há até quem tenha encontrado a falha também em produtos da Dell.

Como corrigir a WDF_VIOLATION nas máquinas HP?

Felizmente, o site Bleeping Computer encontrou uma forma de contornar essa situação, enquanto a Microsoft pausa novamente a distribuição dessa correção e investiga o que aconteceu. O jeito é deletar ou renomear o arquivo HpqKbFiltr.sys após o reinício do sistema.

Ao abrir o Windows 10 novamente, é preciso escolher a opção “Solução de Problemas”. Depois disso, siga em “Opções Avançadas” e em seguida “Prompt de Commando”. Assim é possível renomear o HpqKbFiltr.sys para HpqKbFiltr.bak e recomeçar normalmente o sistema. A gigante de Redmond ainda está trabalhando em mais um ajuste e a HP por enquanto não comentou esse problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.