WhatsApp começa carregar imagens antes de você enviá-las para alguém

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp começa carregar imagens antes de você enviá-las para alguém

Um novo recurso começou a aparecer para alguns usuários do WhatsApp no Android e no iOS nesta semana. Com a novidade, o mensageiro começa a fazer o upload de algumas imagens antes mesmo de você enviá-las para seus contatos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aplicativo basicamente prevê que uma nova foto ou captura de tela feita segundos antes pode acabar sendo compartilhada com alguém e, antes de você selecionar o item na sua galaria para o envio, ele já estará sendo enviado para os servidores do WhatsApp.

A ideia é reduzir o tempo de espera entre apertar no botão de enviar e o recebimento pelo contato selecionado. Uma novidade como essa também pode evitar aquela conhecida confusão da ordem das mensagens, quando alguém envia várias informações remetendo diretamente a alguma imagem que ainda não chegou. Aí você fica vendo as mensagens sem saber ao que elas se referem. Se o upload começar em segundo plano e já estiver pronto quando você de fato mandar o arquivo, esse tipo de coisa raramente vai acontecer.

Seja como for, é necessário entender que o mensageiro ainda não falou oficialmente sobre a novidade, e não ficou claro exatamente quais critérios serão usados para decidir que fotos ou capturas de tela serão enviadas para o servidor antes mesmo que o usuário as selecione. Talvez surjam preocupações quanto à privacidade, sendo que ainda não sabemos se as fotos upadas por engano pelo app serão excluídas dos servidores do mensageiro.

No Android, é preciso estar na versão estável 2.18.156 e ter sido selecionado pelo mensageiro para testar o recurso. Existe a possibilidade de usuários da versão Beta mais recente também serem elegíveis para usar essa ferramenta inicialmente. No iOS, a novidade parece estar mais disseminada, presente em grande parte dos aparelhos que usam o WhatsApp 2.18.61 para a plataforma da Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.