Extensão para o Chrome pausa vídeo no YouTube quando você não está olhando

1 min de leitura
Imagem de: Extensão para o Chrome pausa vídeo no YouTube quando você não está olhando

Já pensou se o vídeo do YouTube fosse interrompido toda vez que você tira os olhos dele? Pois uma extensão do Chrome promete fazer exatamente isso. A ideia é um tanto quanto absurda do ponto de vista de privacidade, afinal você abre de vez a webcam do seu computador para que ela monitore a situação de forma contínua, mas pode ser útil para quem quer automatizar as coisas (ao menos no YouTube).

A novidade se chama FacePause e foi criada pelo desenvolvedor alemão Mattias Hemmingsson, que usou a API nativa de detecção de rostos do Chrome para isso — a FaceDetector. Porém, já sabendo das questões de privacidade que o novo recurso levanta, seu criador tratou de deixar tudo bem claro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Eu não confio na minha webcam”, registrou Hemmingsson segundo o Gizmodo, “então, deixo ela coberta, e também não confio no YouTube/Google, portanto, veja isso [o FacePause] mais como um experimento da nova tecnologia do Chrome do que como um produto para ser usado todos os dias”, complementou.

Como usar

Além de instalar a extensão em seu navegador, é preciso fazer uma pequena alteração nas entranhas do Chrome para utilizar o novo recurso. Acesse a URL chrome://flags/#enable-experimental-web-platform-features e ative a opção “Experimental Web Plataform features”. Depois, reinicie o navegador e acesse o YouTube.

Nas páginas de vídeos, você verá um pequeno botão deslizante para ativar ou desativar o FacePause. Vale lembrar que tanto a extensão pode ser desinstalada quanto as funções experimentais do Chrome podem ser desativadas a qualquer momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.