Microsoft mostra IA impressionante capaz de fazer ligações como um humano

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft mostra IA impressionante capaz de fazer ligações como um humano

Fica cada vez mais evidente que estamos caminhando para a era dos bots movidos a inteligência artificial. A mais recente prova disso é a Xiaoice, robô inteligente da Microsoft capaz de interagir por texto e de realizar ligações como se fosse um ser humano. Se você pensou na Google Duplex, tecnologia demonstrada pela Google durante a última I/O, é isso mesmo: o recurso da MS segue exatamente a mesma linha.

A demonstração feita pelo presidente da Microsoft Satya Nadella, em Londres, mostra o potencial da tecnologia, que já vem sento testada junto a milhões de chineses. Segundo o executivo, a novidade conta atualmente com 500 milhões de “amigos” e pode se comunicar com eles por meio de 16 canais em aplicativos de mensagens como o WeChat, o mais popular da China.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com reportagem do The Verge, Nadella falou um pouco sobre as capacidades do bot. “Uma das coisas que começamos a realizar no início deste ano são conversas duplex completas”, comentou. “Então, agora, a Xiaoice pode estar conversando pelo WeChat, parar e fazer uma chamada para você. Assim, você pode conversar usando apenas a sua voz.”

A expressão “conversas duplex completas” se refere a debates em que as duas partes podem falar ao mesmo tempo, tal qual uma conversa entre dois seres humanos. Vale ressaltar que o termo “duplex” é técnico e comum nessa área, portanto, não se trata de uma simples cópia da tecnologia da Google.

Quem presenciou a demonstração da Xiaoice em Londres garante que ela é bem competente. Vale notar que no vídeo acima ela está falando em mandarim, provavelmente o único idioma no qual é fluente até o momento, então, é preciso ter ao menos alguma noção da língua para notar se ela se expressa de maneira natural.

Fato é que tanto Google quanto Microsoft devem apresentar novidades cada vez mais consistentes em breve no que toca a utilização de bots avançados e inteligentes, com capacidade de conversar com as pessoas como se fosse outros seres humanos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.