Qualcomm ajuda a trazer Android P rapidamente para mais aparelhos

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm ajuda a trazer Android P rapidamente para mais aparelhos
Imagem: phonearena

O grande problema do Android no momento é a sua fragmentação. Há mais aparelhos rodando versões antigas do SO do que as mais novas, o que gera uma grande inconsistência na plataforma e também sérios riscos de segurança. Sempre que a Google lança uma nova versão do Robô ou mesmo simples atualizações de segurança, pouquíssimos smartphones recebem essas novidades. Só que, neste ano, as coisas parecem estar mudando, em parte por causa da Qualcomm.

A fabricante de chips mobile mais popular do mundo fez uma parceria com a Google para tornar seus principais SoCs 100% compatíveis com o Android P Beta, apresentado hoje (08) na Google I/O 2018. Por causa disso, o novo sistema operacional já está disponível para uma série de smartphones de outras marcas. Ou seja, agora o Android chega a smartphones de fabricantes como Nokia, Vivo, OnePlus, Xiaomi, Sony, Essential e Oppo no mesmo dia em que o SO é liberado para os modelos da linha Pixel.

Smartphones com chips Snapdragon 845, 660 e 636 já podem ser atualizados para o Android P Beta por conta dessa parceria entre Qualcomm e Google

Isso tem a ver com o fato de a Qualcomm e a Google estarem trabalhando juntas adiantar as adaptações que devem ser feitas para os diversos smartphones que poderão receber o Android P. De acordo com a Qualcomm, smartphones com chips Snapdragon 845, 660 e 636 já podem ser atualizados para o P por conta dessa parceria entre as companhias. As fabricantes não precisaram fazer muita coisa, só adicionar as modificações da Qualcomm e da Google a seus modelos.

Hoje, é possível instalar o Android P Beta nos seguintes dispositivos: Essential Phone, Google Pixel, Google Pixel 2, Google Pixel XL, Google Pixel 2 XL, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Sony Xperia XZ2, Vivo X21, Vivo X21UD e Xiaomi Mi Mix 2S. Fora isso, a OnePlus afirmou que o OnePlus 6 — que ainda não foi lançado — também será compatível com esse Beta.

Ainda não temos qualquer confirmação oficial nesse sentido, mas é possível que esses mesmos dispositivos estejam prontos para receber o Android P final no mesmo dia que a Google fizer o lançamento para seus modelos Pixel, o que deve acontecer entre o terceiro e o quarto trmestre de 2018.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.