Google Maps vai ganhar novos recursos pessoais e de realidade aumentada

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps vai ganhar novos recursos pessoais e de realidade aumentada

O aplicativo de mapas da Google é um dos serviços mais úteis – e utilizados – de todo o plantel da empresa. Muito mais do que apenas um mapa digital, o Google Maps tem como função desvendar os espaços para os usuários, auxiliando na hora de encontrar lugares de interesse e dar todas as informações possíveis sobre eles.

O que pudemos ver nas imagens são cenários de cidades mostrados por meio da câmera de um smartphone enquanto elementos aparecem na tela

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda sem data específica para ser implementado, um novo recurso de realidade aumentada pode mostrar o que vai ser o futuro do Google Maps. Ele foi revelado durante a Google I/O hoje (8) e trata-se de uma ferramenta de navegação que vai misturar elementos do mundo real, capturados por meio da câmera dos celulares, e partes apresentadas pelo aplicativo.

Quem mostrou as novidades foi Aparna Chennapragada, vice-presidente da Google. O que pudemos ver nas imagens são cenários de cidades mostrados por meio da câmera de um smartphone enquanto elementos aparecem na tela, como uma parte do mapa com um caminho a seguir na parte inferior e painéis flutuantes que indicam comércios e outros estabelecimentos nas ruas.

Pensando em você

É como se fosse um parceiro especializado, ajudando você a avaliar rapidamente suas opções e a tomar uma decisão com confiança

Outra grande novidade do Google Maps é a nova aba “For you”, ou “Para você”, que vai contar com indicações mais personalizadas para os usuários ao mostrar localizações ao redor de onde a pessoa se encontra, tudo isso utilizando machine learning para dar melhores recomendações.

“Usamos machine learning para gerar esse número com base em alguns fatores: o que sabemos sobre um negócio, as preferências de comida e bebida que você selecionou no Google Maps, lugares para onde você esteve e se você avaliou um restaurante ou o adicionou a uma lista. Suas correspondências mudam à medida que seus próprios gostos e preferências evoluem com o tempo. É como se fosse um parceiro especializado, ajudando você a avaliar rapidamente suas opções e a tomar uma decisão com confiança”, disse Channapragada na Google I/O.

aa

E para ajudar grupos de pessoas a decidirem onde passear ou comer, por exemplo, uma nova ferramenta permite que você selecione uma lista de locais para sugerir como destino para a turma. Painéis vão mostrar o quão “compatíveis” esses lugares são com cada um dos usuários envolvidos na decisão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.