Opera lança navegador mobile feito para ser usado com uma só mão

2 min de leitura
Imagem de: Opera lança navegador mobile feito para ser usado com uma só mão

Quando se fala em navegador, opções como Google Chrome, Firefox e até mesmo o Safari são as primeiras a vir à mente. E em meio a nomes mais populares está o Opera, um navegador repleto de recursos, já com mais de duas décadas de estrada e sempre com novidades interessantes para o seu público.

A mais recente delas é o Opera Touch, um navegador mobile com foco na fluidez e na integração multiplataforma, pensado inclusive para ser melhor utilizado com apenas uma mão. Este é o segundo app do tipo disponibilizado pela desenvolvedora, que já conta também com o Opera Mini.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Meu Flow

A parte de integração do navegador fica por conta do acesso facilitado ao Meu Flow, o novo sistema de integração do Opera que torna muito mais básico compartilhar conteúdo entre as versões de desktop e mobile do navegador. Basta ler um QR-Code para parear os dois programas e facilitar a troca de informação entre os diferentes dispositivos.

O Meu Flow é uma espécie de assistente no qual você pode enviar links e notas para acessar em ambos os dispositivos como se trocasse mensagens com um amigo. Com isso, chega de mandar emails para você mesmo com algumas informações que não podem ser perdidas ou que você deseja acessar no desktop ou no celular.

Meu FlowMeu Flow facilita a troca de informações entre a versão mobile e a de navegador do Opera.

Em tempos de preocupações cada vez maiores sobre privacidade, a Opera garante que todo o conteúdo trocado entre as suas plataformas pelo Meu Flow permanece criptografado e não pode ser acessado por ninguém. Assim, fotos, links, mensagens e o que mais você resolver colocar ali está, ao menos em tese, livre de interceptações.

Uma só mão

O foco principal do novo Opera Touch é a sua utilização com uma única mão, afirma a sua criadora. É por isso que todas as funções-chave do aplicativo foram movidas para ficar ao alcance do dedão, ou seja, podem ser acessadas a partir da base da tela. Por meio desse botão único você pode acessar o menu de busca ou navegar entre as guias abertas.

“Você pode continuar a tomar um sorvete, comer uma fatia de pizza ou passear com o seu cachorro enquanto usufrui de uma experiência completa de navegação na web com a outra mão”, informa a desenvolvedora.

Para facilitar essa “experiência completa”, outros recursos também estão mais à mão. Basta um toque simples para ativar a barra de busca, um leitor de QR-Code ou mesmo o sistema de reconhecimento de voz do seu dispositivo móvel. Tudo isso pretende dispensar “qualquer movimento adicional ou toque para você começar a pesquisar”, explica a companhia.

O Opera Touch já está disponível para Android e, em breve, deve ganhar também uma versão para iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.