Desenvolvedores que gostam de criar filtros e brincar com os recursos de realidade aumentada do Snapchat vão poder criar rostos no Lens Studio, a plataforma de desenvolvimento do aplicativo. As “máscaras digitais” vão poder ser geradas em cima de sete novos templates que a empresa está disponibilizando para os criadores de conteúdo.

Se você, desenvolvedor, ainda não ficou muito atraído por criar filtros para o Snapchat, a empresa tem uma novidade

Com esses templates, vai ser possível inserir diversos tipos de objetos, maquiagens e outras características que se prendem tridimensionalmente ao rosto dos usuários do Snapchat. É a primeira vez que desenvolvedores são habilitados a criar filtros de rosto usando a ferramenta Lens Studio, que também vai ter suporte para acessar as bibliotecas de GIFs animados do banco de dados Giphy e usá-los em filtros. Vale lembras que as animações já podiam ser usadas, mas apenas em Snaps.

“Estamos impressionados com a participação, o nível de engajamento e o tipo de criatividade dos desenvolvedores”, disse Eitan Pilipski, que gerencia a plataforma da câmera na Snap. Segundo a empresa, foram mais de 30 mil filtros e outros efeitos gerados que levaram mais de 1 bilhão de views para o Snapchat. Segundo alguns criadores de conteúdo, é possível desenvolver “lentes” em apenas cinco minutos com uma facilidade considerável.

a

Se você, desenvolvedor, ainda não ficou muito atraído por criar filtros para o Snapchat, a empresa tem uma novidade: o Official Creator Program, um programa que vai recompensar os desenvolvedores promovendo seu trabalho, dando suporte técnico e acesso adiantado exclusivo a certos conteúdos que serão lançados no futuro.