App do Google Drive para PC será descontinuado no dia 12; veja o que fazer

1 min de leitura
Imagem de: App do Google Drive para PC será descontinuado no dia 12; veja o que fazer

Na próxima segunda-feira, dia 12 de março, a Google vai encerrar o suporte aos aplicativos de WindowsmacOS do Google Drive e do Google Fotos. A mudança foi anunciada em setembro do ano passado e usuários de ambos os serviços já devem estar recebendo notificações sobre o que fazer após essa data.

O objetivo da Google é separar quem usa os serviços pessoais de quem precisa da sincronização em um ambiente corporativo. Na prática, só o que está mudando é o nome dos aplicativos que devem ser instalados, já que as funções continuam praticamente as mesmas, possibilitando que você veja os arquivos que estão na nuvem em uma pasta do computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que devo fazer para continuar sincronizando meus arquivos?

Se você usa os aplicativos do Google Drive e Google Fotos para Windows e macOS em casa, eles vão parar de funcionar no dia 12 de março. Para continuar sincronizando fotos e documentos com a nuvem da Google, será preciso baixar e instalar um novo programa, chamado “Backup e sincronização”. O processo é bem parecido com o de instalação do antigo Drive e está disponível no mesmo endereço do programa antigo.

Já os usuários profissionais, que tem uma conta corporativa da G Suite para acessar arquivos do trabalho, devem usar o Drive File Stream. Ele tem algumas diferenças em relação à outra versão, como o fato de possibilitar o streaming de fotos e vídeos, além de aparecer no computador como um disco rígido e não como uma pasta.

Com o fim do suporte, os aplicativos antigos irão parar de realizar a sincronização com a nuvem da Google. Por isso, o recomendado é que todos os usuários façam a mudança assim que possível e mantenham seus backups atualizados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.