Chrome para Android agora “limpa URLs sujas” antes de você compartilhá-las

1 min de leitura
Imagem de: Chrome para Android agora “limpa URLs sujas” antes de você compartilhá-las
Imagem: pplware

Google Chrome para Android em sua edição v64 agora é capaz de “limpar URLs sujas” quando você deseja compartilhá-las com amigos e parentes no WhatsApp ou em outros mensageiros. Esse recurso remove automaticamente códigos de rastreamento de promoções e de parceiros, deixando apenas a URL original da página web.

Dessa forma, quando você for compartilhar um endereço web, não verá mais aquelas URLs absurdamente enormes ocupado praticamente toda a sua tela. Isso torna o compartilhamento mais simples e talvez contribua para a sua privacidade, evitando que seu browser — ou das pessoas para as quais você envia links — seja rastreado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

ULRs compridas normalmente são encontradas em páginas de produtos de lojas virtuais, que utilizam frequentemente recursos de rastreamento de URL para oferecer promoções, descontos ou mesmo benefícios pós-compra. Existem inclusive empresas que trabalham praticamente de forma exclusiva com a criação dessas URLs para facilitar parcerias no e-commerce.

androidpolice

De qualquer forma, para usar o recurso de limpeza de URLs do Chrome, o usuário precisa apenas usar normalmente o recurso de compartilhamento de página do navegador. Quando o menu de compartilhamento é ativado, ele automaticamente realiza a limpeza de URL para envio a qualquer app instalado no Android.

Seja como for, ainda será possível copiar as URLs compridas sem passar pelo processo de limpeza. Basta copiar o link em texto direto da barra de endereço do Chrome e colar onde você desejar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.