Problemas para baixar fotos e vídeos no WhatsApp? Nós podemos ajudar

2 min de leitura
Imagem de: Problemas para baixar fotos e vídeos no WhatsApp? Nós podemos ajudar

Segundo informações dos desenvolvedores, são três os principais problemas mais comuns:  a conexão de internet no seu telefone pode estar instável, WiFi ou rede móvel; data e hora do telefone podem não estar parametrizadas corretamente; ou a sua unidade de armazenamento pode estar com algum erro.

1. Verificar a conexão do telefone com a internet (WiFi ou rede móvel)

Como bem sabemos, se o telefone não tiver uma conexão de internet o download não será realizado. Sendo assim, o primeiro passo é verificar se a conexão com a rede móvel está ativa ou, se você estiver em algum lugar com conexão WiFi disponível, se certificar de que a conexão foi realizada e está estável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

No caso de redes móveis, seja 3G ou 4G, alguns pontos da cidade ou de onde você estiver podem apresentar instabilidade, visto que dependem diretamente da área de cobertura da sua operadora.

2. Verificar a data e a hora do aparelho

Muitas vezes, quando o aparelho tem o seu sistema operacional atualizado ou até mesmo quando é reiniciado, algumas configurações podem voltar às condições de fábrica, mesmo que não seja padrão acontecer exatamente dessa forma. Esse pode ser o problema mais fácil de ser solucionado.

2

Basta ir até as configurações do seu aparelho  se for Android, procure o app de "Configurações" (aquele que é uma engrenagem) e depois "Data e Hora"; caso você tenha um iPhone, basta ir até os "Ajustes", clicar em "Geral" e "Data e Hora". Observe se a opção para sincronização automática com a operadora está ativada. Se não estiver, selecione essa opção e volte para ver se o problema com o WhatsApp foi corrigido.

3

3. Verificar a unidade de armazenamento do telefone

Nas configurações do mensageiro, é possível verificar se as opções de downloads de imagens e vídeos estão marcadas para acontecer de maneira automática e se estão para serem baixadas no aparelho ou no cartão SD, se o telefone for compatível.

Se no seu caso estiver configurado para baixar diretamente para a memória externa, no caso o cartão SD, verifique se há espaço sufuciente para que o download seja realizado. Se não tiver e você não quiser mudar essa opção, é preferível que você exclua arquivos desnecessários do SD e tente novamente. Em alguns casos, é possível que o cartão SD esteja configurado somente para leitura. Teste essa opção tentando realizar um  download  em outro app do telefone  se não der certo, será necessário rever a configuração do SD.

Retirar e recolocar o SD no telefone pode corrigir desde problemas de mau posicionamento até alguma configuração que possa ter sido realizada erroneamente quando inserido no telefone.

4

Por último, mas não menos importante, se você é uma pessoa que preza muito por seus arquivos armazenados do WhatsApp e, mesmo depois de realizar todos os passos anteriores, ainda não conseguiu fazer o download, é possível que a pasta em questão no SD esteja corrompida e será necessário apagá-la  mas antes faça um backup das suas informações diretamente na memória do telefone.

5

Depois do backup realizado, conecte seu telefone ou o SD diretamente no computador e apague a pasta do WhatsApp que se encontra no cartão SD, mas muito cuidado para não apagar o backup realizado anteriormente ou até mesmo a pasta do WhatsApp que fica armazenada na memória interna do aparelho.

Para finalizar, reinicie o telefone. A partir de então, você deve conseguir fazer os downloads sem problemas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.