Em breve, poderemos executar aplicativos Android no Windows sem emuladores

2 min de leitura
Imagem de: Em breve, poderemos executar aplicativos Android no Windows sem emuladores

Existem diversos programas  veja 5 programas que o TecMundo separou  que emulam aplicativos Android no computador com o sistema operacional Windows. Mas, na verdade, o que eles fazem é executar o aplicativo em questão de forma "separada" do sistema, sem poder usar os recursos nativos do Windows, como o navegador ou o acesso às notificações, por exemplo.

Em seu Twitter, a Mechdome, uma empresa de tecnologia móvel, revelou que vem trabalhando em um método que permite converter aplicativos Android (APKs) em uma Plataforma Universal do Windows (UWP), e desse modo, através de um arquivo simples, poderíamos instalá-los e executá-los de forma nativa tanto em computadores como em todos os smartphones, laptops e tablets com o Windows 10 sem o uso de emuladores ou programas terceiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"O objetivo é gerar aplicativos UWP e executá-los em todas as plataformas com Windows 10. Atualmente, ele já está em desenvolvimento. Nós enviaremos atualizações regularmente do nosso progresso", twittou a empresa.

Os aplicativos teriam as mesmas permissões que qualquer outro programa do Windows, como acesso a notificações e abrir links no navegador padrão. Veja o vídeo de exemplo a seguir.

A empresa planeja disponibilizar o projeto a todos em curto ou médio prazo, mas não forneceu mais detalhes de como ele será desenvolvido, quais serão suas limitações ou se será compatível com todos os aplicativos Android.

Com o crescimento ininterrupto de aplicativos móveis sem suporte para o Windows 10 Mobile, a maioria dos usuários acabam sendo obrigados a acessar os serviços por meio de um navegador web, o que geralmente não oferece todos os recursos que um aplicativo instalado faria.

Microsoft já vinha trabalhando há alguns anos no Project Astoria, que buscava fazer o port de aplicativos Android para o Windows 10 Mobile, mas ele foi recentemente cancelado, o que não é surpreendente, considerando que a empresa já colocou uma data de validade em seu sistema operacional móvel.

Atualmente, a Mechdome disponibiliza em seu site a possibilidade de fazer conversões simples de aplicativos Android para iOS (iPhone), por meio deste link.

O que você achou desse método? Seria essa uma luz no fim do túnel para os usuários do Windows 10 Mobile? Conte para a gente nos comentários abaixo! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.