Google se inspirou em usuários brasileiros e indianos para criar o Files Go

1 min de leitura
Imagem de: Google se inspirou em usuários brasileiros e indianos para criar o Files Go

A Google finalmente apresentou um gerenciador de arquivos próprio que provavelmente se tornará nativo no Android em breve. Estamos falando do Files Go, app que ficou um tempo em fase Beta, mas já está disponível para todo mundo na Play Store, tendo sido baixado mais de 5 milhões de vezes na loja oficial de apps da empresa.

Mas além de simplesmente gerenciar arquivos, o Files Go traz como grande diferencial alguns recursos inteligentes que facilitam a vida de quem quer liberar mais espaço no dispositivo móvel. E a grande inspiração para essa função especial veio de usuários de países como o Brasil e a Índia, afirmou Koji Pereira, brasileiro diretor de experiência de usuário da Google, em entrevista ao Olhar Digital.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nesses países, os dispositivos de entrada são bastante populares e, como são mais baratos, eles trazem recursos limitados tanto no desempenho quanto no espaço para armazenamento. Com isso, não é difícil ver usuários reclamando que seus gadgets estão ficando sem espaço para novas músicas ou fotos, por exemplo. E é justamente dessa necessidade que veio a inspiração para o Files Go.

Files GoGerenciador de arquivos da Google foi inspirado em brasileiros e indianos.

Além disso, o problema de conexões mais lentas, também típico em ambos os países, também inspirou a inclusão de uma espécie de WiFi direto e privado que permite a dois usuários trocarem arquivos sem qualquer conexão tradicional com a internet, móvel ou fixa. Na entrevista, Pereira fala ainda sobre a abertura da Google ao feedback fornecido pelos usuários para implementar novidades ou refinar funções já existentes no app, vale a pena conferir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.