Aplicativo Google Phone ganha versão nova com diversas funções; confira

2 min de leitura
Imagem de: Aplicativo Google Phone ganha versão nova com diversas funções; confira

Os usuários de aparelhos Android habilitados com o Google Phone devem ter percebido algumas mudanças no aplicativo na nova versão da ferramenta. A ideia dos desenvolvedores é melhorar a experiência nas chamadas e na utilização dos recursos. Um desses novos recursos é a possibilidade de fazer uma limpeza para remover contatos duplicados e a barra de navegação branca em vez do habitual fundo preto.

A função de limpeza mostra uma lista dos contatos duplicados com o número principal em cima e os duplicados correspondentes logo abaixo. A ferramenta oferece a opção de fundir esses números ou ignorar a informação e manter os nomes como estão. Se estiver tudo certo, aparece a informação de que você não tem contatos cadastrados em duplicidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale destacar que essa versão 15 do Google Phone — ou simplesmente Telefone, conforme a tradução do aplicativo na PlayStore , só está disponível para os aparelhos Pixel, Nexus e os que tenham instalado o Android One. Nos Pixel e Pixel 2 que rodam o Android 8.1, o Google Phone tem mais uma novidade: a barra de navegação ganhou um fundo branco. A ideia de mudar a cor da barra é para evitar os problemas de burn-in e retenção de imagem, incidentes que foram relatados recentemente em telefones Pixel 2 XL e suas telas de OLED. No burn-in, a tela fica marcada pelos pixels quando uma mesma imagem é exibida por muito tempo. O burn-in ocorria com muita frequência nas TVs de plasma; você se lembra disso?

Agora, o problema é um desafio para desenvolvedores mobile. Já a retenção de imagem é quando fica uma espécie de mancha esmaecida na tela, também chamada de "ghosting" por conta de sua aparência fantasmagórica. Esse efeito incômodo desaparece depois de um tempo. Outra novidade do Google Phone versão 15 é o assistente de chamada. Ele prevê automaticamente o código internacional quando você precisar fazer uma ligação e estiver em outro país. Esse recurso, que vai facilitar a vida dos turistas e viajantes a negócios, já é habilitado por padrão, mas a função pode ser desabilitada manualmente nas configurações.

Novidades do Google Phone já estavam sendo especuladas

Muitos especialistas e entusiastas já haviam cantado a bola de que essas novidades seriam oficializadas em uma nova atualização. Esses especialistas analisam pacotes de atualização que são carregados na PlayStore, os pacotes de dados que são chamados de APK (Android Package). Os conhecedores do assunto fazem o trabalho de decifrar as linhas de código e especulam quais recursos serão lançados com base nessas linhas.

Quando o Google Phone foi atualizado para a versão 14, por exemplo, as autoridades em assuntos de desenvolvimento mobile falaram de serviço de transcrição de correio de voz e do recurso para ligações em territórios internacionais. Também foi apontado o gerenciamento de cartões SIM em aparelhos dual-chip.

Entre as especulações, portanto, os recursos que já estão disponíveis e funcionando nos aparelhos com Google Phone são as ferramentas de assistente de chamadas, limpeza de contatos duplicados e a mudança de cor na barra de navegação.

Você usa o Google Phone? O que achou das atualizações? Comente!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.