Google Maps agora avisa você qual é a hora de descer do ônibus ou trem

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps agora avisa você qual é a hora de descer do ônibus ou trem

Andar de ônibus, trem ou metrô em uma cidade desconhecida pode ser algo bastante estressante. Você fica o tempo todo com medo de estar indo na direção errada e acabar muitos quilômetros distante do destino correto. Por isso, a Google começou a implantar no Google Maps um novo sistema para acompanhar usuários do transporte público em tempo real, avisando a pessoa inclusive sobre quando ela deve desembarcar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade funciona basicamente da mesma forma que as direções curva a curva que o Maps já oferece para quem anda a pé, de bicicleta ou mesmo de carro. Para começar a utilizar, você só precisa pesquisar e escolher uma rota no mapa. Ao clicar nos detalhes, você verá um novo botão chamado “Iniciar”.

Clicando ali, as direções ficam exibidas em tela-cheia, e o celular vai acompanhando você através do GPS pelo caminho percorrido. Quando é hora de descer, o dispositivo vibra, impedindo que você literalmente “durma no ponto”.

google maps

É interessante destacar que, no Android, o novo recurso ainda mostra uma notificação persistente e interativa na tela de desbloqueio. Assim, é possível conferir todos os passos do caminho adiante, bem como descobrir onde você se encontra no momento, sem desbloquear o dispositivo. Quando você termina o trajeto ou já não precisa mais de um guia digital, é possível finalizar o processo através da área de notificações do seu celular.

Essa novidade já está sendo liberada pela Google para alguns usuários selecionados aos poucos. Por isso, é possível que você já tenha o recurso disponível no seu app. Para conferir, basta pesquisar um endereço, escolher o transporte público e, depois, uma rota. Se o botão de “Iniciar” aparecer no fundo da tela, sua conta no Google Maps já está com o recurso disponível. Caso contrário, basta esperar mais um pouco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.