Smartphone menos potente? Sem problemas: o Android Oreo (Go edition) chegou

1 min de leitura
Imagem de: Smartphone menos potente? Sem problemas: o Android Oreo (Go edition) chegou

Os milhões de donos de smartphones pouco poderosos – leia-se com 1 GB de memória RAM ou menos – estão prestes a receber uma novidade muito bem-vinda. Lembra-se do Android Go, o projeto da Google que traz versões mais leves e otimizadas de seus novos sistemas operacionais justamente para dispositivos de entrada? Pois é, a gigante acaba de lançar essa plataforma, trazida em conjunto do Android Oreo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o nome de Android Oreo (Go edition), a nova versão da plataforma foca em três melhorias principais. Para começar, a Google otimizou o sistema operacional e reduziu o espaço ocupado por ele – afinal, boa parte dos dispositivos de menor nível também trazem armazenamentos menores. Além disso, o SO também recebeu sua própria coleção de apps da empresa, projetados para serem mais leves do que suas contrapartes.

Melhorias Android Go

Por último, mas não menos importante, a Google Play Store ganhou uma mudança interessante: embora você possa baixar qualquer app normalmente, a loja destaca automaticamente os apps que funcionam melhor em seu aparelho.

O resultado de tudo isso, segundo a própria Google, é que os apps abertos no Android Oreo (Go edition) são 15% mais rápidos, enquanto o espaço ocupado pelo SO é 50% menor. Isso sem falar, claro, na economia de dados oferecida com a plataforma e as várias novidades a que você terá aceso daqui para a frente.

A única má notícia? A Google informou que a novidade foi disponibilizada para as fabricantes, e elas, por sua vez, é que vão trazer os updates para esses aparelhos. Isso quer dizer não apenas que teremos que esperar mais algum tempo para que a atualização seja realmente disponibilizada, como também que o Android Oreo (Go edition) pode não chegar para um bom número de smartphones, se depender da boa vontade das empresas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.