Dois maiores repositórios de apps do Cydia anunciam fim de atividades

1 min de leitura
Imagem de: Dois maiores repositórios de apps do Cydia anunciam fim de atividades

A Cydia já foi bastante popular há alguns anos. Ela é uma espécie de loja de aplicativos para dispositivos iOS com jailbreak e, conforme essa prática de desbloquear os aparelhos da Apple vem perdendo popularidade, ela também vê os seus dias de glória cada vez mais distantes. Diante disso, os servidores ModMy e ZodTTD/MacCiti anunciaram nesta semana o encerramento de suas atividades.

Ambos ofereciam repositórios com centenas de aplicativos no Cydia, mas, ao que tudo indica, as coisas não têm se sustentado mais a ponto de justificar a sua manutenção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“À ModMy, não era mais possível continuar visto que os custos com os servidores eram absurdos e o dinheiro gerado pelo repositório estava muito abaixo do necessário para mantê-lo, não com um objetivo financeiro nem mesmo para manter sem fins lucrativos”, escreveu o editor-chefe da ModMy Dennis Bednarz.

Jailbreak estão cada vez menos comum e, com isso, dois dos principais repositórios do Cydia encerraram atividades

O desligamento da ModMy se junta ao fim da ZodTTD/MacCiti, anunciado na última semana pelo Twitter. O término das atividades dos dois repositórios coincide com a baixa popularidade do jailbreak, prática comum durante anos a partir de 2007, quando o iPhone original foi lançado.

Vale lembrar que, à época, a App Store ainda não havia sido lançada, abrindo espaço para que desenvolvedores criassem métodos de quebrar a trava do aparelho da Apple e, assim, instalar aplicativos de terceiros. Com o lançamento da loja oficial da Apple, a busca por jailbreak caiu vertiginosamente ao longo da década.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.