A geração mais jovem não vai saber exatamente como era tirar uma foto com uma câmera de filme. Bom, pelo menos até agora. Isso porque um aplicativo para iPhone transforma o aparelho em uma legítima máquina fotográfica analógica.

Com direito a uma tela que simula a quantidade de “poses” disponíveis, visor e botões, o app reproduz os antigos aparelhos descartáveis da Kodak, que faziam os retratos de família da maioria da população na década de 90.

Contudo, como uma legítima câmera, as fotos tiradas no aplicativo não podem ser acessadas na hora do clique, afinal isso é um luxo apenas das máquinas mais modernas! Para visualizá-las, é necessário usar todo o filme de 24 exposições e, depois disso, esperar 3 dias para a “revelação” das imagens. Após elas serem processadas, o programa aplica filtros aleatórios com efeitos, como superexposição, dando um toque especial de realidade.

Para completar toda a nostalgia, depois de acabar seu “rolo de películas”, você é obrigado a aguardar 12 horas para poder tirar novas fotografias. Apesar de ser uma brincadeira interessante, tudo isso tem um custo – baixo, mas tem. O Gudak Cam custa US$ 1 e está disponível na App Store.