Windows 10: como bloquear o PC usando o Bluetooth do seu smartphone

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como bloquear o PC usando o Bluetooth do seu smartphone

O último patch de atualização lançado para Windows 10 — o Creators Update  trouxe uma função interessante para garantir mais segurança e evitar que bisbilhoteiros saibam o que você está acessando no seu PC naquele momento. Chamado de "Bloqueio Dinâmico", o recurso trava o computador automaticamente quando seu smartphone estiver fora do alcance. Isso acontece graças à tecnologia Bluetooth, que pareia ambos os dispositivos.

Veja no passo a passo abaixo como ativar essa funcionalidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Passo 1: configurando seu celular

Primeiramente, vamos parear seu aparelho móvel com o PC. Se a opção já estiver habilitada, pule para o Passo 2. Então vamos lá:

1. No seu PC, vá em Configurações > Dispositivos > Bluetooth e outros dispositivos.

2. Ative o Bluetooth (se não estiver ativado). Certifique-se que o Bluetooth no seu smartphone também esteja ligado.

3. Clique em "Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo", no topo da tela, e depois, na nova janela, clique em "Bluetooth".

4. Espere até que o pareamento seja concluído. Se mesmo assim o computador não encontrar seu celular, você vai se deparar com uma mensagem de que "Não foi possível conectar"; nesse caso, tente atualizar o driver Bluetooth do seu PC e repita o processo novamente.

Para atualizar o drive, na Barra de tarefas, procure "Gerenciador de Dispositivos", abra a seção "Bluetooth Devices" e clique com o botão direito para aparecer "Atualizar driver". Selecione "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado".

Passo 2: ativando o Bloqueio Dinâmico

Agora que seu PC e smartphone estão pareados, vamos habilitar o Bloqueio Dinâmico.

1. Vá em Configurações > Contas > Opções de entrada.

2. Desça a tela e procure a seção "Bloqueio Dinâmico". Habilite a caixa "Permitir que o Windows detecte quando você está ausente e bloqueie automaticamente o dispositivo".

Outras informações

Feito todo esse procedimento, toda vez que seu celular não estiver ao alcance do Bluetooth do seu PC, ele irá para a tela de bloqueio. A máquina fica inacessível por 30 segundos, mesmo que você volte dentro desse tempo. Portanto, se isso acontecer, será necessário esperar para voltar a utilizá-lo.

Além disso, é importante lembrar que, embora seja prática, a função não é totalmente precisa. Por duas vezes durante nossos testes, o Bluetooth não reconheceu o smartphone  usamos um celular Android  e, por consequência, não bloqueou o computador. No mais, o único incômodo maior é o fato de esperar os 30 segundos até ter acesso mais uma vez ao gadget.

...

Compre o Windows 10 da Loja Oficial da Microsoft e baixe na hora! Aproveite o novo navegador Microsoft Edge, Windows Defender e muito mais!

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.