JPG, PNG, GIF e BMP: o que cada formato de imagem tem de diferente?

2 min de leitura
Imagem de: JPG, PNG, GIF e BMP: o que cada formato de imagem tem de diferente?

GIF

Por que não abrir a matéria com um dos formatos mais queridos da internet? A palavra GIF nada mais é do que uma abreviação de "graphics interchange format", que foi criado em 1987. Porém, apenas em 1989 ele passou a suportar as animações, o que com certeza rendeu gatinhos brilhantes e corações piscantes chegando ao seu email nos anos 2000. Apesar de adorado por muitos usuários, o GIF só suporta 256 cores, o que pode gerar algumas animações com deformações e pontinhos  ou granulações — excessivos, como você vê na animação abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para solucionar o problema, o formato APNG está sendo aplicado. Ele também permite imagens animadas e mantém a compatibilidade com arquivos PNG que não possuem animações. Outra vantagem do APNG é o suporte a imagens transparentes. A Google e a Apple já utilizam esse formato, mas pode ficar tranquilo, pois o GIF ainda vai continuar presente nas suas conversas do WhatsApp e do Facebook.

PNG

O PNG, que é a abreviação de Portable Network Graphics, é um formato que pode ser considerado uma alternativa ao GIF. É indicado para ser utilizado com imagens gráficas, já que permite utilizar transparências sem problemas algum. Além disso, o PNG também é capaz de comprimir as imagens sem causar danos à qualidade  diferente do que acontece com imagens em JPG. Porém, isso tem um preço: esse formato é o mais pesado em relação ao GIF e JPG  apesar de ainda continuar mais leve do que o BMP  e pode ser que não funcione com perfeição em navegadores mais antigos. E, se você quer utilizar animações, sem problemas: embora não nativamente, o PNG também as suporta.

JPG

Primeiro, vamos esclarecer o nome desse formato que pode gerar dúvidas. O correto é JPG ou JPEG? Os dois estão certos: JPG nada mais é do que o nome JPEG reduzido, que significa "Joint Photographic Experts Group". Trata-se de um formato muito utilizado por sua principal vantagem em relação ao próximo item da lista. O JPG é um dos formatos mais leves, porque possibilita compressão dos arquivos. Isso resulta em uma imagem mais leve e com pouca perda de qualidade  contanto que você não olhe muito de perto, claro. As distorções não ficam tão claras em fotografias, mas, caso você queira utilizar imagens como ilustrações, logotipos e outros tipos de gráficos, a distorção ficará gritante. Nesse caso, é melhor optar por PNG.

BMP

BMP é uma abreviação da palavra "Bitmap", que pode ser traduzida como uma mapa de bits. Isso faz todo o sentido, uma vez que uma imagem em .BMP será um arquivo que possui uma descrição precisa da quantidade de pixels e cada cor, sendo que cada cor possui três valores. Não há necessidade de fazer cálculos aqui, pois o ponto basicamente é que, quanto mais pixels uma fotografia possuir, maior será sua qualidade. E qual é a consequência disso? Se você pensou no tamanho  e peso  do arquivo, acertou; para se ter uma ideia, a imagem do tigre que utilizamos de exemplo neste post pesa mais de 600 KB. É por isso que há tantos formatos de compressão, que mantêm a qualidade da imagem e ainda diminuem seu tamanho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.