Smartwatch? Que nada, este é o relógio dos seus sonhos

4 min de leitura
Imagem de: Smartwatch? Que nada, este é o relógio dos seus sonhos

Smartwatch: um conceito que parece muito novo, mas que na realidade é bastante antigo. De acordo com registros históricos, o primeiro relógio inteligente a ser fabricado no mundo, o Pulsar NL C01, foi concebido na década de 80 e não oferecia muitos recursos interessantes aos usuários.

O conceito evoluiu bastante e, hoje temos equipamentos dessa categoria capazes de fazer coisas incríveis, como tirar fotos, receber notificações e fazer ligações. Porém, o que caracteriza um smartwatch? O simples fato de ele exibir mais do que as horas já é o suficiente para ele se enquadrar nesse segmento? Nesta matéria, apresentaremos o Gravitymaster GPW1000, um dispositivo que vai fazer você repensar o conceito de relógios inteligentes.

Mas afinal, o que é um smartwatch?

No TecMundo, não faltam exemplos do que é um smartwatch: o Apple Watch, o Gear S, o Moto 360, o G Watch R e o SmartWatch 3 são apenas alguns exemplos de relógios inteligentes de algumas das principais fabricantes de smartphones do mundo. Mas o que exatamente caracteriza um dispositivo desses?

O simples fato de ele fazer mais do que marcar as horas não é o suficiente. Se fosse assim, um relógio que cronometra o tempo, informa o dia e ainda funciona como um despertador já poderia ser considerado um smartwatch.

Esses equipamentos, geralmente (e não necessariamente), incluem algumas das seguintes funções: câmera, acelerômetro, altímetro, termômetro, barômetro, bússola, calculadora, navegação GPS, visualizador de mapa, calendário, player de música e vídeo e acesso a internet. Alguns também acabam associando uma tela touchscreen ao conceito de smartwatch, mas isso também não é decisivo para caracterizar esse segmento.

Podemos concluir, portanto, que um relógio inteligente é aquele dispositivo que faz mais do que mostrar as horas. Ele também realiza um tipo de processamento interno para oferecer alguma função extra.

Gravitymaster GPW1000, a inovação da categoria

Antes de apresentarmos as funcionalidades matadoras do Gravitymaster GPW1000, é importante entender por que ele pode desbancar os concorrentes desse segmento. O que um daqueles smartwatches mencionados anteriormente oferece de diferente de um smartphone? Apenas o design e a forma de utilização? E isso seria o suficiente para considerá-los inovadores?

Convenhamos: tudo o que um desses relógios inteligentes faz pode ser feito com um smartphone que está logo ali em nosso bolso. O Gravitymaster GPW1000, entretanto, esconde algumas funcionalidades e características que dificilmente você encontrará em qualquer outro smartwatch do mercado.

GPS preciso e automático para a precisão das horas

É verdade que os smartwatches (e smartphones) atuais conseguem se ajustar automaticamente de acordo com o horário do local, mesmo quando não estão conectados à internet. Porém, quantos conseguem fazer isso sob qualquer circunstância?

O Gravitymaster GPW1000 é o primeiro dispositivo do mundo a ter um receptor híbrido capaz de captar os sinais emitidos pelos satélites de GPS e ondas de rádio. O posicionamento preciso funciona apenas em algumas regiões, mas este relógio é capaz de sincronizar a hora mesmo em ambientes fortemente blindados contra qualquer tipo de comunicação.

Não importa onde você esteja, o Gravitymaster GPW1000 pode se ajustar automaticamente à hora local. Entretanto, também é possível fazer isso manualmente, configurando até duas cidades diferentes para serem gravadas na memória interna desse smartwatch.

Para fazer essa sincronização, o relógio utiliza o método tradicional de qualquer dispositivo localizador, informando sua posição atual e determinando o fuso horário desse local. Porém, o Gravitymaster GPW1000 também é capaz de identificar zonas em horário de verão, se ajustando automaticamente para essas situações.

Sua construção segue a tradição da linha G-Shock, com uma robustez e solidez sem igual no mercado de relógios. Capaz de resistir a até 200 metros debaixo d’água, o Gravitymaster GPW1000 é construído para suporta vibrações, impactos e choques como nenhum outro dispositivo.

A pulseira constituída de fibra de carbono também oferece uma durabilidade incrível, além da aparência que só esse tipo de material é capaz de proporcionar. E os famosos cristais de safira? Eles também estão presentes na tela do relógio oferecendo resistência contra riscos e qualquer outro tipo de avaria.

Bateria – ninguém vai bater o Gravitymaster GPW1000

Se até agora você não se convenceu das qualidades do Gravitymaster GPW1000, então se surpreenderá com a duração da bateria: sem “recarregar” o dispositivo, ele é capaz de aguentar até sete meses longe das “tomadas”. O uso das aspas na frase anterior tem um motivo: na realidade, esse smartwatch é movido a energia solar.

Sabe o que isso significa? Sob luz constante, a carga do Gravitymaster GPW1000 é capaz de durar para sempre. Até mesmo feixes fracos de lâmpadas fluorescentes são utilizados pelos painéis do relógio para recarregá-lo. O aparelho também consegue aproveitar a energia térmica proveniente do sol, o que significa que você nunca mais precisará se preocupar com duração de bateria para este dispositivo.

O que mais?

O Gravitymaster GPW1000 esconde uma série de outras funcionalidades. Além de todas as outras já mencionadas, esse relógio possui um contador, cronômetro, alarme, modo avião e uma pequena lanterna LED. Suas dimensões respeitam o tamanho de dispositivos da categoria: 6,6 cm x 5,6 cm x 1,18 cm e peso de apenas 126 gramas.

Esse aparelho é, sem dúvida nenhuma, o sonho de consumo de qualquer pessoa que expandiu o seu conceito de “relógio inteligente” e quer mais do que uma simples extensão para o seu smartphone. Os destaques ficam por conta do ajuste automático de horário, o design e a construção sem iguais e a bateria matadora, capaz de suportar vários meses na escuridão total.

No site oficial da companhia, o preço sugerido do Gravitymaster GPW1000 é de US$ 950 (aproximadamente R$ 2.430 na cotação atual), podendo ser encontrado nas distribuidoras oficiais da Casio pela internet. Ficou interessado nesse relógio inteligente? O que achou de suas funcionalidades? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.