Divisão de saúde da Alphabet revela smartwatch poderoso para estudos

1 min de leitura
Imagem de: Divisão de saúde da Alphabet revela smartwatch poderoso para estudos

Anteriormente conhecido como Google Life Sciences e agora chamado Verily, o braço de pesquisas científicas da Alphabet na área da saúde acaba de anunciar um novo smartwatch projetado para monitorar indicadores do corpo humano com profundidade. Com o nome Study Watch, o dispositivo conta com sensores e algoritmos avançados e será utilizado nas pesquisas clínicas e plataformas de bem-estar da companhia – e, portanto, não poderá ser comprado.

O visual parece muito com o de um relógio redondo mais tradicional, com direito a uma tela que permanecerá sempre ligada para mostrar as horas e mais algumas instruções específicas – que não foram detalhadas pela empresa. A moldura possui marcas na posição das horas e a carcaça de metal contém três botões físicos do lado direito.

O relógio pode rodar algoritmos em tempo real e armazenar semanas de dados criptografados

Segundo a Verily, a bateria é otimizada para durar até uma semana e a combinação de um “amplo armazenamento interno” com uso de compressão de dados garantirá que várias semanas de dados puros possam ser coletadas. As informações dentro do smartwatch ficam criptografadas, usando os algoritmos de backend e ferramentas de machine learning para fazer o upload e processamento.

O aparelho conta também com “múltiplos sensores fisiológicos e ambientais”, capazes de armazenar eletrocardiogramas, batimentos cardíacos, atividade eletrodérmica e movimentos inerciais. O processador do relógio garantirá poder o suficiente para a execução de algoritmos em tempo real e atualizações de software “over-the-air” (OTA) permitirão que ele receba melhorias em sua interface de uso e adições de novos programas.

A interface do Study Watch é bastante minimalista

Usos específicos

O Study Watch foi anunciado como um “dispositivo de investigação” e será utilizado em vários estudos conduzidos por parceiros da Verily. Entre eles estão inclusos o Personalized Parkinson’s Project, que analisa fatores que afetam o desenvolvimento da doença, e uma pesquisa chamada Baseline, que explorará as transições entre momentos de saúde e doença.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.