Aprenda a gravar chamadas telefônicas

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a gravar chamadas telefônicas
Imagem: Treta

Existe um recurso que pode ser de muita utilidade no futuro quando você precisar cancelar um serviço, para pesquisas de mercado ou para apenas entrevista oral por telefone: o de gravação de chamadas.

Há inúmeras ferramentas disponíveis para esse fim, porém, antes de usá-las, você deve estar ciente das leis e se realmente está autorizado a fazê-las. As gravações telefônicas são um assunto bastante controverso no ordenamento jurídico brasileiro, por não existir no país leis que as discipline.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Discute-se inclusive se elas constituem ou não um meio de prova tanto para efeitos penais como para efeitos civis. Não é crime gravar clandestinamente uma conversa telefônica. O ato de gravar não configura nenhum ilícito penal. Mas sem sombra de dúvida já configura uma invasão à intimidade ou à privacidade alheia, assim como o sigilo das comunicações telefônicas. Por isso, em regra, não se pode divulgar o conteúdo dessa gravação. A divulgação indevida da gravação, aliás, configura o delito previsto no art. 153 do Código Penal. Mas se existe justa causa na divulgação para salvaguardar um direito fundamental relevante como a vida ou a integridade física do interlocutor ou de terceira pessoa, não há crime.

O STF recentemente admitiu o uso de gravações clandestinas como prova em processos judiciais, desde que a gravação seja o único meio de prova. Porém, esta posição é exceção, e não regra.

Dito isso, quando você liga para um número de serviço de atendimento e ouve a mensagem de que as conversas podem ser gravadas para treinamento e qualidade, ou para questões futuras, essa é a maneira da empresa de obter o seu consentimento. Porém, se você não concordar, tem a opção óbvia de desligar. Da mesma forma, numa entrevista oral por telefone, por exemplo, se as duas partes consentirem verbalmente a gravação, e você capturar esse consentimento dentro da gravação, isso deve bastar para absolvê-lo de qualquer complicação legal posteriormente. Por isso, consulte um advogado se você tem alguma preocupação. Ciente disso, confira a seguir algumas opções de como realizá-las

Ferramentas para gravar ligações

A maneira mais óbvia é ativar o modo alto-falante no telefone que você estiver usando e usar um segundo dispositivo para gravar a ligação. Esse segundo dispositivo pode ser qualquer coisa, desde um gravador digital portátil ou até mesmo a webcam do seu PC. Porém, esse método também gravará todos os outros ruídos do ambiente, o que pode danificar o conteúdo gravado, impossibilitando o entendimento posterior.

Uma outra opção, bem mais prática, é usar o Google Voice. O serviço torna a gravação das chamadas uma atividade extremamente fácil. Basta pressionar o 4 durante a chamada para iniciar uma gravação e, para terminá-la, pressionar o 4 novamente. Ao finalizar o registro, você terá um arquivo em formato MP3 que poderá ouvir online ou fazer download. Mas fique atento caso você queira fazer a gravação em segredo, pois ele anuncia quando começa a fazer a gravação. Além disso, essa ferramenta só funciona para ligações recebidas. Se você estiver fazendo a ligação, como para um número de atendimento ao cliente, por exemplo, não vai conseguir gravar.

Outra opção pode ser o aplicativo Gravação de chamadas - ACR (Android), que pode facilmente gravar as ligações de entrada e saída. Porém, você deve testá-lo antes, pois nem todos os smartphones suportam a gravação. Quando a ligação é completada, ele já começa a gravar automaticamente. Você deve apenas tocar para finalizar o processo, e o arquivo fica armazenado no app e pode ser reproduzido ou compartilhado.

Os usuários de iPhone podem tentar o app Call Recorder Lite, que se baseia em chamadas de três vias para fundir a sua chamada com uma linha de gravação. Mas fique ciente que, embora a versão gratuita irá gravar todas as suas chamadas, a reprodução é limitada a 60 segundos, a menos que você compre a atualização Pro.

Também tem o app TapeACall, que funciona com chamadas de entrada e de saída e é muito fácil de usar.

Existem inúmeros gravadores de chamadas disponíveis para download. Aqui recomendamos apenas alguns. Sinta-se à vontade para baixar o de sua preferência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.