O telefone como nós conhecemos está nos últimos dias de vida

3 min de leitura
Imagem de: O telefone como nós conhecemos está nos últimos dias de vida

Quantos números de telefone você sabe de cor? O da sua casa, do seu pai, da sua mãe, do namorado ou da namorada e... Pois é. Cada vez menos decoramos números de telefone. Afinal, quem é que precisa decorar várias sequências de números quando o contato pode ser feito com apenas um clique?

Seja pela internet ou utilizando o celular, armazenamos os números uma vez e nunca mais os visualizamos. Eles deixam de ser números e passam a exibir o nome da pessoa. Você clica no contato e faz a ligação, envia uma mensagem, um email, um arquivo, etc.

Além disso, é possível utilizar videoconferências e chamadas de voz via internet sem gastar por uma ligação, com serviços como Skype.  Todas essas mudanças ocorreram em menos de meio século, enquanto o telefone comum existe há mais de um século e seu serviço permanece igual.

iStock

Números de telefone vão morrer?

Especialistas afirmam que sim e, os mais otimistas, dão um prazo curtíssimo para que isso aconteça. Não só pelo fato de que não acessamos mais os números, mas por uma unificação de seu serviço com as redes sociais.

Como afirmamos na introdução, hoje é possível contatar uma pessoa com apenas um clique, escolhendo o modo de comunicação. Em nossos computadores, tablets e smartphones podemos reunir todas as informações que a própria pessoa nos fornece.

Motorola Milestone  HP Pavillion DV5-1270BR

E essa é uma das grandes questões do número de telefone. Qualquer um tem acesso a ele e pode fazer uma chamada, desejada ou indesejada. Por outro lado, nas redes sociais, você controla quem pode receber suas informações e quais informações são publicadas.

Sem um número que qualquer pessoa possa discar, o acesso é limitado da maneira que você deseja, possibilitando um controle maior sobre suas comunicações. Além disso, o número está ligado ao aparelho e a um determinado lugar.

A portabilidade deu uma nova cara aos números de telefone, fazendo com que ele seja o seu número e não mais o da operadora. 70% dos pedidos de portabilidade são da telefonia móvel, para usuários que querem manter seus números de celular.

Ou seja, não há mais grande preocupação em manter o telefone de sua casa ou empresa, pois o telefone celular cresceu em importância no mercado. Não há como negar a vantagem de ter um telefone sempre com você ao invés de um número fixo.

Comunicação por voz e as redes sociais

Outro aspecto apontado para o fim do telefone comum é a experiência limitada do usuário. Enquanto aparelhos e gadgets oferecem vários meios de comunicação em um lugar só, o telefone é apenas uma forma de comunicação por voz.

Facebook

Texto, imagens, vídeos e arquivos são ser enviados pela internet, e tudo isso pode ser feito enquanto você conversa – por voz - com um de seus contatos. Isso leva alguns especialistas a afirmar que em breve poderemos ter serviços de voz em sites como Facebook.

Isso faria com que o telefone deixasse de ser um aparelho com uma função específica para se juntar a todas as outras funções que podemos utilizar em nossos computadores e smartphones, como jogos, imagens, grupos de contatos, entre outros.

VoIP

Os serviços de VoIP, que nada mais são do que telefonia via internet, têm crescido consideravelmente. Inicialmente, pensou-se em colocar o telefone no computador, mas melhor do que isso é integrar serviços de voz aos aplicativos de comunicação via internet.

Skype

Isso faz com que a comunicação seja mais barata. Além disso, os avanços tecnológicos tem permitido que esse tipo de ligação seja cada vez mais eficiente, sem grandes lags no envio de som e imagem.

Até mesmo aplicativos para smartphones já possuem funções de chamada de voz. Com as conexões cada vez mais rápidas e baratas, a substituição do telefone pelo VoIP é algo que já começa a acontecer.

E o futuro?

O avanço da tecnologia no mundo atual globalizado faz com que as mudanças ocorram aceleradamente no mundo atual. O celular apareceu só no final do século XX e em pouco tempo de vida, sua evolução já foi bem maior do que a do telefone fixo.

E continuamos mudando. Até pouco tempo atrás, videoconferências eram vistas só em desenho animado, e hoje são algo real. Acessamos informações do mundo com pequenos aparelhos que, daqui um ou dois anos já estarão ultrapassados.

Sendo assim, não podemos afirmar que os números de telefone vão acabar ou que a telefonia fixa encontrará seu fim. Mas podemos, com toda certeza, afirmar que muito em breve teremos novas formas de comunicação, fazendo com que a telefonia fixa vire, realmente, coisa do passado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.