Windows: por que não é possível desinstalar vários programas de uma vez?

1 min de leitura
Imagem de: Windows: por que não é possível desinstalar vários programas de uma vez?

Se você utiliza computadores há um bom tempo, com certeza já teve que desinstalar algum programa da sua máquina. Ou até mesmo várias ferramentas na mesma ocasião. O problema é que o Windows permite que você “apague” apenas um software por vez, o que deve ter tornado esta tarefa um tanto quanto demorada ou irritante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, você já se perguntou o motivo de este sistema operacional admitir apenas uma desinstalação por vez? Pois acontece que um leitor do site How to Geek realizou essa pergunta e recebeu uma resposta. Em primeiro lugar, podemos afirmar que a Microsoft tem um foco relativamente grande com a segurança, sendo que isso influenciou o trabalho com softwares no Windows.

Vamos entrar em detalhes...

O sistema de instalação e desinstalação poderia ser criado de duas maneiras diferentes: com atenção em velocidade ou em segurança. No primeiro caso, você talvez pudesse se livrar de vários programas de somente uma vez, mas o processo de trabalho poderia acabar gerando erros que afetariam todo o sistema operacional da Microsoft.

Por conta disso, o Windows foi feito com base em segurança, usando o sistema MSI — arquivos de base de dados utilizados por este sistema operacional. Esse recurso, por assim dizer, trabalha apenas com uma cópia de segurança por vez, sendo que todas as ferramentas do tipo contam com essa espécie de duplicação.

Sim, há exceções...

Dessa maneira, o Windows acaba apagando as cópias de segurança uma de cada vez durante as desinstalações e é por isso que você não pode realizar operações deste gênero com vários programas de uma vez, evitando conflitos. Por mais que você utilize softwares de terceiros, essas requisições vão ser postas em fila no lugar de serem executadas ao mesmo tempo.

No caso de você utilizar ferramentas que tenham seu próprio sistema de instalação e que prezem por velocidade, vai ser possível desinstalar várias delas de somente uma vez. Contudo, há o perigo de que alguma coisa dê errado (até mesmo uma queda de energia seria danosa), fazendo com que você perca informações importantes ou acabe com um sistema operacional corrompido, por assim dizer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.