A nova versão do Windows acabou de ganhar uma versão Consumer Preview, que funciona como uma fase Beta. Ao mesmo tempo, a Apple liberou a versão de desenvolvimento do Mac OS X Mountain Lion. Concorrentes diretas, as duas empresas (Microsoft e Apple) estão criando novos materiais para atingir ainda mais parcelas do mercado. Mas será que existem muitas diferenças?

Cada dia mais próximos dos portáteis

Não é segredo para ninguém que os dois novos sistemas operacionais vão chegar ao mercado com propostas parecidas: tentar se aproximar das plataformas portáteis. O Windows 8 e sua interface Metro se assemelha bastante ao que se espera de um tablet ou smartphone. O Mac OS X Mountain Lion também está mais parecido com o iOS. E o que mais existe de parecido?

Lojas de aplicativos

Depois do iOS e todos os apps disponíveis na App Store, a Apple decidiu levar as lojas de aplicativos também para os computadores da empresa. Atualmente, muitos aplicativos podem ser encontrados no sistema, incluindo softwares dos mais diversos tipos, além de jogos consagrados. A Android Market também seguiu o mesmo caminho.

Agora, a Microsoft decidiu fazer o mesmo. Junto ao Windows 8, vai lançar também a Windows Store, que conta com diversos aplicativos e pode ser uma união entre as plataformas portáteis e computadores.

Nuvens

É muito possível que o futuro seja baseado na computação em nuvens. Smartphones e tablets já trabalham com isso faz tempo e, agora, computadores devem fazer o mesmo. A Apple com o iCloud e a Microsoft com o Skydrive sendo ampliado devem permitir que os consumidores criem mecanismos para estarem 100% do tempo conectados a seus documentos.

Tela cheia, de verdade

Mais uma similaridade com os portáteis. A interface Metro vai contar com sistemas de tela cheia (algo que o Mac OS X já faz desde o Lion), retirando as barras de ferramentas para ampliar o espaço de visualização de vários aplicativos. 

Cupons de desconto TecMundo: